Os volumes totais de grãos transportados por barcaças no rio Mississippi estão quase 30% abaixo da média de cinco anos devido às baixas vendas de exportação e à queda dos níveis de água, de acordo com um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgado pela World Grain.
As quantidades de grãos descidos totalizaram 18,1 milhões de toneladas em 30 de setembro, segundo o Relatório de Transporte de Grãos de 5 de outubro do USDA.
Da semana que terminou em 8 de julho até a semana que terminou em 30 de setembro, os volumes totalizaram 3,9 milhões de toneladas, 35% abaixo do terceiro trimestre do ano passado e 53% abaixo da média anterior de cinco anos.
Quase 60% das exportações de grãos dos EUA são transportadas por barcaças no sistema do Rio Mississippi. Este sistema leva os grãos do Meio-Oeste dos EUA para a região do Golfo para exportação. O relatório aponta que, em junho, dois meses antes do ano passado, os baixos níveis de água se tornaram um problema.
As remessas de barcaças foram atingidas por níveis de água historicamente baixos no ano passado, o que levou a volumes anuais de grãos abaixo da média e a taxas de frete altas e recordes, escreveu a World Grain.
Impacto do rio nas exportações de grãos
O relatório indica que desde junho, estabeleceram restrições mais rigorosas para os tamanhos de calado e reboque em várias seções do sistema fluvial.
De acordo com o USDA, as restrições mais severas estão nos rios Lower Mississippi e Ohio, em Cairo, Illinois.
As restrições, entretanto, exigem reduções de até 32% no calado de carga e reduções de 17% a 32% no tamanho do reboque.
Os níveis de água no rio Mississippi em Memphis, Tennessee, estavam quase 0,6 m (2 pés) mais baixos do que no ano anterior, informou o USDA.
Os volumes semanais de grãos caíram em relação ao ano anterior em todas as semanas do primeiro trimestre, com exceção de duas, e em quatro semanas do segundo trimestre, acrescentou o USDA.
Nos volumes de milho, observou-se a maior queda, totalizando 1,5 milhão de toneladas no terceiro trimestre (uma redução de 45% em relação a 2022) e 9,1 milhões de toneladas no acumulado do ano (uma redução de 32% em relação ao ano passado).
Os volumes de soja e trigo, enfim, transportados por barcaças no terceiro trimestre de 2023 para o Golfo também apresentaram quedas consideráveis. Os volumes de soja totalizaram 1,8 milhão de toneladas, uma queda significativa de 31%. Já os volumes de trigo, com 522.000 toneladas, diminuíram 15% em relação ao ano anterior.
As taxas de frete spot aumentaram, no entanto, as vendas de exportação foram abaixo da média. A demanda por barcaças manteve as taxas inalteradas até agosto, conforme relatório.
Tendências e perspectivas para o quarto trimestre
A taxa média de frete spot do terceiro trimestre em St. Louis, Missouri, atingiu US$ 15,92 por tonelada. Este valor representa um aumento de 16% em relação ao ano anterior. No entanto, é 9% inferior à média dos últimos cinco anos.
O USDA prevê um aumento nos embarques de grãos por barcaças no quarto trimestre. Isso ocorrerá à medida que as colheitas de milho e soja avançarem.
“No entanto, se as condições de pouca água no sistema do rio Mississippi continuarem, a falta de precipitação pode levar a um aumento das restrições. Isso, por sua vez, reduziria ainda mais a oferta de barcaças, que já é restrita,” disse o USDA.
A crescente demanda por colheita está em ascensão. A oferta de barcaças diminui. Isso pode elevar as taxas spot, aproximando-se das recordes do ano passado.
No entanto, medidas preventivas antecipadas poderiam ajudar a mitigar as condições que criaram as taxas spot recordes vistas em 2022, acrescentou o USDA.
Fonte: Oils & Fats International