Um sistema de baixa pressão está se formando na região. Isso favorece nuvens carregadas. O Sul do Brasil está em alerta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas. Espera-se tempestades nos três estados nas próximas 24 horas.
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma a publicação.
De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é que a chuva ganhe intensidade já nas próximas horas, com destaque para o Rio Grande do Sul onde o volume, mais uma vez, pode ser expressivo e ficar acima de 100mm no período. Áreas no oeste do estado devem registrar as chuvas mais expressivas.
As áreas de instabilidade também avançar para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. De acordo com a Climatempo, há condição para chuva em todos os estados do Sudeste do Brasil.
“Em Minas Gerais e no Espírito Santo, tem previsão de pancadas de chuva com raios a qualquer hora, mas com alguns períodos com sol, entre muitas nuvens. Há risco de chuva moderada a forte em Minas, exceto na Zona da Mata e na divisa com o Vale do Paraíba (SP)”, complementa.
Já no Centro-Oeste, só não deve chover no extremo centro-oeste de Mato Grosso do Sul, no extremo norte e no oeste de Mato Grosso. “Para as demais áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, no Distrito Federal, em todo o estado de Goiás, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ter moderada a forte intensidade”, afirma a consultoria.
Fonte: Vírginia Alves | Notícias Agrícolas