Santa Catarina se prepara para um verão atípico e marcado por temperaturas elevadas, conforme alerta da Epagri/Ciram. A previsão para o trimestre de dezembro a fevereiro, indica que o verão 2023/24 promete ser quente no estado, com a influência significativa do fenômeno El Niño.
Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, a expectativa é de que as massas de ar quente atuem com maior frequência e duração sobre Santa Catarina, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro. Isso resultará em dias consecutivos de temperaturas altas, inclusive durante a noite. Ondas de calor também são previstas, prometendo um verão intenso.
A previsão de chuva para o trimestre varia de próxima a acima da média climatológica. Em dezembro, as pancadas de chuva serão irregulares, associadas ao processo de convecção típico do verão, mas ainda frequentes e com totais elevados. Já em janeiro e fevereiro, os totais de chuva devem diminuir, aproximando-se da média histórica, conforme destaca a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram.
Um ponto de destaque nos próximos meses será a forte atuação do fenômeno El Niño, atingindo o pico máximo neste verão. Essa condição aumenta o risco de eventos extremos, incluindo chuvas intensas, totais elevados em curtos intervalos de tempo, temporais com raios, granizo e ventania.
O El Niño deverá persistir ao longo de todo o verão 2023/24 e estender-se até o outono de 2024. Dados recentes indicam que, em outubro e novembro de 2023, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) manteve-se elevada em todo o Pacífico Equatorial, com anomalias positivas variando entre 2,0°C e 3,5°C em novembro.
Fonte: Aline Merladete | Agrolink