A empresa europeia de energia Varo Energy anunciou planos de investir US$ 600 milhões. Eles planejam construir uma instalação de combustível de aviação sustentável (SAF). Esta instalação estará localizada nas instalações da Gunvor Energy Rotterdam, na Holanda.
A instalação pertence totalmente à VARO. Sua capacidade de matéria-prima é de 350.000 toneladas/ano. A produção de SAF é de 245.000 toneladas/ano. Além disso, inclui bio-nafta e bio-propano. A empresa divulgou isso em 7 de setembro.
O início da produção estava previsto para o quarto trimestre de 2026.
Localizada em Roterdã, no centro de um dos principais centros de aviação do mundo, a VARO disse que sua nova fábrica ajudaria a atender à crescente demanda de SAF.
De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), a demanda europeia por combustível de aviação deve crescer mais de 20% nos próximos cinco anos.
“Somente essa nova unidade de fabricação, afinal, fornecerá até 7% da meta de SAF da UE para 2030”, disse o CEO da VARO, Dev Sanyal. Além disso, além de estar próxima aos principais mercados, a instalação também está localizada ao lado de infraestrutura portuária, tratamento de águas residuais e estradas, ferrovias e dutos existentes. Portanto, isso permite a produção e distribuição de SAF, disse a empresa.
A empresa, além disso, disse que o investimento na instalação fazia parte de sua estratégia ONE VARO Transformation. Eventualmente, eles pretendiam produzir mais de 250.000 toneladas/ano de biocombustíveis até 2026 e mais de 500.000 toneladas/ano a longo prazo.
Empresa privada sediada na Suíça, a VARO pertence ao The Carlyle Group (66,66%) e à Vitol (33,33%).
Fonte: Oils & Fats International