Foco do milho americano no etanol em meio a temores de demanda de gasolina em ruínas

A resposta dos EUA ao surto de Covid-19 pode ver a demanda por gasolina misturada cair em até 20%, provocando uma enorme redução na demanda por etanol e reduzindo a demanda por milhares de toneladas de milho, disseram fontes do mercado ao Agricensus na sexta-feira.

Os biocombustíveis são obrigados a serem misturados ao suprimento de combustível de estrada, com o etanol contribuindo com até 10% do mix, com a queda na demanda já provocando relatos de que alguns locais de produção pararam de licitar milho.

“O mundo do etanol está dominando as manchetes da demanda de milho agora – quando as usinas de etanol não oferecem licitação para o milho, isso assusta algumas pessoas”, disse uma fonte do mercado.

“Acho que a demanda de gasolina nos EUA é de 400 milhões de galões / dia – vi estimativas dizerem que estamos em queda de 50%”, disse a fonte, enquanto lojas, escolas e empresas fecham em meio a tentativas de impedir a propagação do vírus .

“O grande declínio nos preços da energia está afetando o setor de etanol dos EUA. Levará algum tempo para entender quanto a indústria do etanol será afetada ”, disse Terry Reilly, da Futures International, ao Agricensus.

Os preços do petróleo, das ações e das commodities caíram nas últimas sessões, à medida que os investidores antecipam uma enorme queda na demanda e uma forte desaceleração da atividade econômica.

“Alguns traders de energia agora estão falando sobre (demanda de gasolina) uma queda de 10 a 20% nos próximos meses para os EUA. Esse é um grande declínio para a demanda convencional dos EUA “, disse Reilly.

De acordo com a US Energy Information Administration, os EUA consomem, em média, 389,63 milhões de galões de gasolina acabada todos os dias – com o atual Renewable Fuel Standard (RFS) exigindo que 10% do combustível seja retirado de combustíveis sustentáveis.

Uma queda na demanda entre 10 e 20% pode resultar em uma perda de demanda de etanol de cerca de 5,9 milhões de galões por dia – o que equivale conservadoramente a uma perda de cerca de 50.000 toneladas de demanda de milho por dia.

Se estendido por mais de dois meses, isso poderia atingir 3 milhões de toneladas de destruição da demanda por milho e 354 milhões de galões de etanol.

“Nosso economista-chefe analisou os dados mensais de consumo de gasolina de pico a vale desde a primeira Guerra do Golfo, 9/11 e a Grande Recessão (2008), e houve dois rebaixamentos de cerca de 20% e um de 13%”. Ken Colombini, da Associação de Combustíveis Renováveis ​​dos EUA, disse ao Agricensus.

Um declínio de 50% na demanda de gasolina parece “altamente improvável”, mas Colombini disse que o grupo de lobby do setor está “ciente da possibilidade de um impacto futuro significativo no consumo de gasolina”.

Etanol

Sob o RFS, é necessário misturar 15 bilhões de galões de etanol no suprimento de combustível dos EUA.

Atualmente, o USDA prevê uma produção de milho de 347,8 milhões de toneladas nos EUA na campanha de 2019/20, com 137,8 milhões de toneladas – 40% – previstas para a produção de etanol.

Cerca de 70 milhões de toneladas já foram consumidas pelos produtores, sendo que qualquer grande desaceleração da demanda provavelmente prejudicaria gravemente essa perspectiva à medida que o setor entra na segunda metade da campanha de comercialização.

Isso canalizaria mais milho para acabar com estoques e exportações, pesando sobre os preços globais do milho.

Mas existem questões maiores para a saúde do setor de etanol dos EUA, depois que os produtores americanos aumentaram a produção com margens em recuperação, impulsionados pela assinatura do acordo comercial EUA-China Fase Um e esperanças de novas oportunidades de exportação.

Os dados diários de produção do EIA mostram que as taxas de etanol desde 1º de janeiro são 4% maiores que no mesmo período de 2019, com margens quase no mesmo nível.

No entanto, os estoques de etanol acabado atingiram níveis recordes em quase 25 milhões de barris – um aumento de quase 3% em relação ao mesmo período de 2019.

Fonte: Agricensus

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.