O trigo do Reino Unido está na rara posição de preço, já que alguns dos mais competitivos comerciantes do planeta disseram à Agricensus na quarta-feira, já que a dinâmica da oferta e demanda domésticas combinaram com uma libra fraca e competição dispendiosa.
O Reino Unido tem um histórico misto no mercado global de exportação de trigo, tipicamente oscilando de um importador líquido de trigo para um exportador líquido com base em uma série de fatores de oferta e demanda.
As exportações de trigo do Reino Unido caíram de 2,8 milhões de toneladas no ano comercial de 2015/16 para apenas 300.000 toneladas em 2018/19, de acordo com dados do órgão agrícola britânico AHDB.
E, embora as mudanças na demanda de moagem de trigo sejam geralmente insignificantes, a demanda dos maiores consumidores de trigo para ração no Reino Unido fraquejou à medida que duas fábricas se fecharam em meio a margens decrescentes.
Com o fornecimento no Reino Unido pronto para voltar ao seu nível mais alto desde 2015, 8% acima da colheita do ano passado, o trigo do Reino Unido está parecendo cada vez mais competitivo no cenário internacional e não ajudou em nada pela moeda fraca do país.
E com o comércio global da agricultura tipicamente cotado em dólares, um dólar ressurgente tornou as cargas fora dos Estados Unidos cada vez mais competitivas.
A incerteza das negociações prolongadas do Brexit pairou sobre a libra britânica, exacerbando essa fraqueza e, por sua vez, tornando as exportações do Reino Unido mais atraentes.
A libra esterlina caiu 10% em relação ao dólar, em relação a março de 2019, com a libra 20% menor do que era antes do referendo de junho de 2016 sobre a adesão do Reino Unido à UE.
Em um período semelhante, o euro está precificando apenas 4% a menos em relação ao dólar, com os exportadores da França – o maior exportador de trigo da UE – olhando nervosamente sobre seus ombros ao verem mais concorrência em um mercado cada vez mais lotado.
“Pode haver alguns carregamentos fora do Reino Unido que podem ir para a Argélia … A Weaker GBP está ajudando o trigo do Reino Unido a ser competitivo”, disse um trader francês à Agricensus.
“Normalmente, o Reino Unido não se preocupa com o preço quando precisa exportar, eles tendem a se alinhar em francês (preços). A questão com o Reino Unido é mais sobre a capacidade logística”, disse um segundo trader.
“O Reino Unido está competindo na Argélia e não há fila para o trigo francês em agosto … o Báltico também pode fazer (Argélia) e a Romênia está fazendo algumas”, disse um trader de futuros à Agricensus na quarta-feira.
No entanto, apesar dos receios franceses de que o Reino Unido esteja se dedicando ao setor de moagem de trigo, a maior parte da ação até agora tem sido no mercado de ração para animais, já que permanecem preocupações sobre o que a onda de calor deste ano causou.
“O Reino Unido está desesperado para vender, mas a qualidade ainda é desconhecida, mas eles fizeram alguns negócios de trigo nesta semana”, disse um corretor do Reino Unido à Agricensus.
Postagem: Marina Carvejani
Autor: AgriCensus
Fonte: AgriCensus