Imagem: Adobe Stock
A Ucrânia quer começar a trabalhar para aprofundar o canal de navegação do Danúbio já neste ano para expandir suas rotas alternativas para exportar grãos, disse o vice-ministro de Renovação e Infraestrutura, Yuriy Vaskov, na terça-feira.
A Ucrânia, que foi invadida pela Rússia no ano passado, já aumentou a profundidade de seu Canal Bystre, no rio Danúbio, de 3,9 metros para 6,5 metros, com o objetivo de aumentar as exportações de alimentos de seus portos fluviais.
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A pressão por rotas alternativas de exportação tornou-se urgente durante a guerra, depois que a Rússia bloqueou a rota tradicional de exportação da Ucrânia através do Mar Negro e apenas um volume limitado é enviado sob um acordo mediado pela Turquia e as Nações Unidas.
Vaskov disse em uma conferência de grãos na terça-feira que a nova profundidade do Canal Bystre permitiu que os navios parassem nos portos ucranianos do Danúbio, mas que ainda não era suficiente para navios carregados que precisam usar o Canal Sulina da Romênia, que é mais profundo.
Ele disse que a Ucrânia gostaria de estender a profundidade para 7,2 metros, semelhante ao canal romeno, e pretende manter conversas com autoridades da União Europeia sobre o assunto em um futuro próximo.
A Romênia disse estar preocupada que qualquer trabalho na hidrovia através da área compartilhada do Delta do Danúbio possa ameaçar a vida selvagem no Patrimônio Mundial da UNESCO e quebrar tratados internacionais de proteção ambiental.
A Ucrânia tem transportado grãos no Canal Bystre enquanto desenvolve rotas alternativas para suas exportações.
Um quarto das exportações agrícolas da Ucrânia atualmente passa pelos portos do Danúbio, enquanto metade sai pelos portos do Mar Negro e outro quarto atravessa a fronteira terrestre ocidental da Ucrânia.
Fonte: Seane Lennon | Agrolink