Para facilitar a cooperação e promover o desenvolvimento econômico regional, a Ucrânia e a Polônia devem elaborar, conforme sugerido pelo ministro da Agricultura polonês, Czesław Siekierski, um mecanismo de licenciamento mútuo para a exportação de produtos agrícolas. Esta proposta foi apresentada durante um encontro realizado nesta segunda-feira (11) com Mykola Solskyi, ministro da Política Agrária e Alimentar da Ucrânia.
Conforme explicou Siekierski, a mudança nas rotas logísticas e a liberalização do comércio entre a UE e a Ucrânia levaram a um aumento acentuado na importação de alguns produtos agroalimentares para a Polônia. Devido aos protestos de produtores locais, o governo polonês introduziu uma série de restrições de certos bens ucranianos.
“Queremos desenvolver um método de proteção contra as consequências negativas da importação de produtos agrícolas da Ucrânia, aceitável para todos os participantes. Além disso, o cancelamento da proibição atual de importações no futuro exigirá a implementação preliminar de soluções que regulamentem eficaz e sistematicamente este comércio”, justificou Siekierski.
Por outro lado, Solskyi observou que os exportadores ucranianos estão cada vez mais utilizando as “rotas de solidariedade” alternativas para exportar produtos agrícolas. Isto ajudará a aliviar a carga na infraestrutura de transporte da Polônia e reduzir o trânsito pelo país. Ambos os lados concordaram em continuar as negociações em 18 de março em Varsóvia. Essa reunião será uma preparação para as consultas intergovernamentais polonês-ucranianas agendadas para 28 de março de 2024″, acrescentou.
Fonte: Datagro