Imagem: Pixabay
O setor de transporte marítimo de granéis sólidos registrou seu melhor desempenho no primeiro semestre em uma década, com as taxas dos navios Capesize, Panamex e Supramax chegando a US$30.000/dia, informou a Freight Waves em 28 de junho.
“A notável recuperação deste ano ainda está para perder força”, disse a Maritime Strategies International em sua última previsão.
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As tarifas dos navios Capesize subiram para US$33.300/dia, segundo a Clarksons Platou Securities, enquanto os Panamax estavam ganhando US$32.800/dia e os Supramaxes US$31.600/dia.
É raro que as taxas de todas as três categorias de tamanho cheguem a US$30.000 simultaneamente, como o fizeram por um período de duas semanas, segundo o relatório. As taxas Panamax e Supramax estavam agora em novas altas para o ano, com as taxas anteriores mais do que o dobro da média de cinco anos e as taxas Supramax mais do que o triplo, escreveu a Freight Waves .
As sementes oleaginosas são geralmente transportadas em navios Panamax, que podem transportar 60.000-100.000 dwt de carga, bem como transportadores menores Handymax (35.000-50.000 dwt) ou Supramax (50.000-60.000 dwt).
O analista líder de carga seca da Braemar ACM Shipbroking, Nick Ristic, disse à American Shipper que a força do mercado parecia estar vindo dos navios menores em oposição aos Capesizes (acima de 150.000 dwt).
“O comércio de Handie [Handymaxes] e Supras [Supramaxes] tem sido extremamente bom, mas para a Capes está na média. Existem muitas ineficiências e desequilíbrios regionais como resultado da COVID que estão mantendo esses mercados apertados, então, com isso em mente, esperamos que as coisas esfriem à medida que chegarmos ao final deste ano e no início de 2022 ”, disse ele.
“Não achamos que as taxas cairão de um penhasco, mas dados os fundamentos subjacentes, não parece que esses níveis possam ser sustentados por mais tempo do que isso”, acrescentou Ristic.
O mercado de granéis sólidos inclui minério de ferro, carvão, grãos, sementes oleaginosas, aço, cimento, produtos florestais, produtos agrícolas, minerais não ferrosos e metais.
Fonte: Oils & Fats Internacional (OFI)