As taxas de transporte de barcaças no rio Mississippi estão diminuindo, apesar de os níveis de água permanecerem baixos e das contínuas restrições à circulação de barcaças, conforme relatado pela FreightWaves.
De acordo com o relatório semanal de transporte de cereais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), publicado em 19 de outubro, o indicador de transporte de cereais para o tráfego de barcaças na via navegável na semana anterior caiu para 326. Esse valor de 326 representa uma porcentagem aplicada a um custo base de 100 que foi estabelecido em 2000.
Na semana anterior, o indicador estava em 366, em comparação com 556 na semana que terminou em 27 de setembro e 549 na semana subsequente, conforme indicado no relatório de 20 de outubro.
O relatório do USDA observa: “Normalmente, restrições aumentam as taxas à vista, como foi observado no terceiro trimestre de 2022. No entanto, este ano, com exceção das últimas semanas, as taxas à vista se aproximaram da média anterior de cinco anos, devido à baixa demanda resultante de vendas lentas de exportação.”
Desafios no transporte fluvial: Taxas em queda e preocupações
As taxas estão diminuindo apesar de haver poucos sinais de melhoria nos níveis de água do Mississippi no principal ponto de medição em Memphis, Tennessee, onde os níveis de água no momento do relatório haviam caído para menos 11 pés (3,35 metros).
Segundo a American Commercial Barge Lines (ACBL), um dos principais operadores de barcaças no rio, a leitura de menos 11,8 pés (3,6 metros) em 16 de outubro foi um recorde de baixa. Essa medição é referente a um nível de base e, desde então, se recuperou para um valor ligeiramente superior a menos 11 pés (3,35 metros), mas quando caiu, estava abaixo dos níveis de água do ano anterior, conforme informou a FreightWaves. Na mesma época, em 2022, o índice de transporte de grãos por barcaça no rio ultrapassou 1.000.
Mike Steenhoek, diretor executivo da Soy Transportation Coalition, depende do rio para transportar produtos. No último ano, as altas taxas de transporte fluvial não se repetiram. Isso ocorreu devido ao desvio de carregamentos de cereais para ferrovias e armazenamento. Agricultores aguardam a recuperação dos níveis do rio em alguns meses.
Além disso, o mercado de exportação fraco não aumentou as taxas de barcaças recentemente.
Procura lenta no exterior e restrições no transporte fluvial
A demanda por soja e milho no exterior foi lenta este ano, levando a uma maior procura no mercado interno, diz Steenhoek.
“Agricultores estão migrando para o mercado interno, processando grãos [de soja] e, em seguida, possivelmente vendendo para o mercado de gado ou biocombustíveis”, acrescentou.
A ACBL fez algumas ligeiras alterações em suas restrições, que permaneceram nos mesmos níveis desde o final de setembro, como indicado pela FreightWaves.
Na última lista de restrições, os calados de carga diminuíram 28% nas rotas entre o Golfo e Cairo, Illinois. Isso afetou o trecho onde o rio Ohio encontra o Mississippi, bem como Vicksburg, Mississippi, ao sul de Memphis. As restrições também foram reduzidas em 24% para os batelões que viajam de Vicksburg para o Golfo.
A partir de 10 de outubro, houve uma redução de 28% no tráfego no sentido norte do Golfo para o Cairo. Além disso, houve uma queda de 24% no tráfego no sentido sul do Cairo para o Golfo, conforme relatado.
Desafios persistentes no nível de água do Mississippi apesar de ligeiros sinais de melhoria
Havia alguma perspectiva de melhoria. Os níveis de água no Mississippi em St. Louis subiram cerca de 2 pés (0,6 metros) entre 4 e 20 de outubro. Isso foi noticiado pela FreightWaves.
No entanto, no momento do relatório, previa-se uma nova queda nos níveis de água.
O monitor semanal da seca, publicado pela Universidade de Nebraska-Lincoln e pelas agências governamentais dos EUA, apresentou melhorias. Os dados para St. Louis são exceção. No relatório publicado em 19 de outubro, o Índice de Cobertura da Gravidade da Seca para o Midwest mostrou uma queda notável, diminuindo de 168 para 155. Essa área está localizada principalmente na bacia hidrográfica do Mississippi.
Na região denominada High Plains, que engloba os estados Dakotas, Kansas e Nebraska, todos na bacia do Mississippi, o índice decaiu de 92 para 85.
Fonte: Oils & Fats International