A consultoria StoneX estimou nesta quarta-feira que a produção da safra de algodão 24/25 no Brasil atingirá um recorde de 3,82 milhões de toneladas de pluma, o que representa um aumento de 5,4% em relação à temporada anterior. A expansão da área plantada impulsionou principalmente esse crescimento.
Segundo a StoneX, espera-se um aumento de área plantada em aproximadamente 128 mil hectares (+6,4%), com destaque para o Mato Grosso, o maior produtor de algodão do país, que deverá expandir 112 mil hectares (+7,6%). No entanto, a consultoria alertou que será necessário monitorar a produtividade conforme o desenvolvimento da safra.
A StoneX revisou em 50 mil hectares a área plantada no MS para a safra 2023/24, estimando uma produção de 3,62 mi/ton de pluma.
As exportações de algodão previstas para a safra 23/24 permanecem inalteradas em 2,9 mi/ton. Enquanto a safra 2024/25 projeta carregamentos próximos a 2,8 milhões de toneladas, de acordo com a consultoria.
O Brasil é atualmente o maior exportador global de algodão. No entanto, a StoneX ponderou que pode revisar o volume de embarques ao longo do ciclo, uma vez que fatores como a disponibilidade de algodão em outros países exportadores, a demanda das fiações importadoras e a produtividade no Brasil influenciarão os números finais.
Fonte: Roberto Samora | Notícias Agrícolas