Em 24 horas, mais de 146 mil toneladas de soja foram movimentadas no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá. O recorde alcançado entre os dias 20 e 21 de abril representa um aumento de 5% em relação ao anterior, registrado entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).
“Três berços movimentaram mais de 146 mil toneladas de grãos e farelos de soja com destino à China e Espanha. A movimentação com excelência na operação de três navios permitiu mais um recorde histórico para a Portos do Paraná. Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, destacou: “Esses números resultam dos investimentos em gestão portuária dos portos paranaenses”.
A empresa pública é tetracampeã em melhor gestão portuária do Brasil, de acordo com o governo federal. Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros.
A movimentação total também trouxe resultados importantes para as empresas envolvidas. Além disso, oito terminais embarcaram mais de mil toneladas/hora por equipamento. É um número impressionante, alcançado devido às manutenções anuais e à inteligência logística portuária. “Essa conquista,” enfatizou o diretor-presidente, “é um testemunho da eficácia de nossas operações.”
Recordes dos portos paranaenses – Paranaguá e Antonia
Além dos números expressivos em movimentação diária, os portos de Paranaguá e Antonina registraram oito recordes seguidos de produtividade mensal, desde agosto de 2023. Afinal, o mais recente, em março, movimentou 5.968.934 toneladas, um aumento de 11% em comparação com as 5.357.799 toneladas de 2023. Na exportação, os destaques vão para as commodities de soja e açúcar, enquanto que, na importação, o fertilizante é a commodity mais movimentada.
Fonte: Portos do Paraná e Notícias Agrícolas