Agricultores ucranianos semearam 4,68 milhões de hectares de grãos de inverno até o dia 28 de outubro para a colheita de 2025. Isso representa 90,2% da área total planejada, que é de 5,19 milhões de hectares. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura nesta terça-feira.
De acordo com o Ministério, essa área inclui 4,13 milhões de hectares de trigo de inverno, o que corresponde a 92,2% da área projetada para a safra. Tradicionalmente, o trigo de inverno é responsável por cerca de 95% da produção total de trigo da Ucrânia a cada ano.
Adicionalmente, os agricultores também semearam 486.100 hectares de cevada de inverno. Além disso, a área dedicada ao centeio foi de 66.000 hectares. Dessa forma, a variedade de grãos de inverno plantados foi ampliada.
Clima ameaça safra de inverno na Ucrânia
Na semana passada, meteorologistas estatais ucranianos alertaram que a maioria das safras de inverno do país está sob ameaça, uma vez que quase todas as mudas permanecem subdesenvolvidas devido às condições climáticas desfavoráveis. A seca recorde deste verão e do início do outono obrigou muitos agricultores a semear em solo seco. As condições só começaram a melhorar após as chuvas recentes.
O Ministério da Agricultura não forneceu dados comparativos adicionais sobre as condições atuais das plantações, mas informou que, no ano passado, os agricultores semearam 5,34 milhões de hectares de safras de inverno até 31 de outubro, incluindo 3,73 milhões de hectares de trigo.
Para 2025, a área estimada para a safra de trigo é de aproximadamente 4,5 milhões de hectares, de acordo com o Ministério.
A Ucrânia concluiu recentemente a colheita de trigo de 2024. O país alcançou aproximadamente 22 milhões de toneladas métricas, mantendo o mesmo volume colhido em 2023. Esses resultados reforçam a importância da produção agrícola ucraniana.
Fonte: Pavel Polityuk e Jan Harvey | Notícias Agrícolas