De acordo com o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), publicado na terça-feira (5), o clima seco manteve-se dominante na região Western FSU, com chuvas registradas apenas nas áreas ao norte e leste. No início de outubro, precipitações essenciais atingiram o leste da Ucrânia e o sudoeste da Rússia. No entanto, a região passou pela segunda semana consecutiva de tempo ensolarado e temperaturas acima da média, variando entre 1 e 4°C a mais do que o habitual. Em algumas áreas próximas à Costa do Mar Negro, as temperaturas chegaram a 5°C acima da média. Esse clima favoreceu tanto a colheita das safras de final de verão quanto o desenvolvimento inicial das safras de inverno.
Apesar das chuvas recentes, a seca de longo prazo ainda impacta várias áreas agrícolas. Os índices de saúde da vegetação, detectados por satélite, revelam vigor insuficiente nas plantações. Isso indica que as condições de umidade continuam inadequadas para o desenvolvimento ideal das culturas. Algumas áreas, como a Moldávia e o oeste da Ucrânia, mostraram avanços nas culturas de inverno devido às chuvas de setembro.
Nas regiões entre o norte da Bielorrússia e o Distrito do Volga, na Rússia, chuvas moderadas a intensas (10-50 mm) ajudaram a restaurar a umidade do solo, o que beneficiou as lavouras de inverno em estágio próximo da dormência. Em outras partes da região, grãos de inverno e oleaginosas ainda estão em crescimento ativo, aproveitando as condições climáticas favoráveis.
Fonte: Seane Lennon | Agrolink