A produção global de combustível de aviação sustentável (SAF) está prevista para alcançar um marco significativo em 2024. Segundo as mais recentes previsões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), espera-se que esta produção triplique, atingindo 1,875 bilhão de litros.
Em 2023, os volumes de SAF já haviam apresentado um crescimento notável, superando os 600 milhões de litros, o que representou o dobro da quantidade produzida no ano anterior, conforme relatado em um documento de 6 de dezembro.
Interessante notar que, no último ano, o SAF compôs 3% do total de combustíveis renováveis produzidos, com os 97% restantes destinados a outros setores. Em 2024, projeta-se que a produção de SAF represente 0,53% das necessidades de combustível da aviação e 6% da capacidade total de combustível renovável. Além disso, a pequena parcela do SAF nos combustíveis renováveis deve-se à nova capacidade de 2023, focada em outros tipos.
Willie Walsh, diretor da IATA, destacou o crescimento do SAF: produção duplicada em 2023, triplicada em 2024, mas sua participação aumenta de 3% para 6%. Ele ressaltou que essa alocação limitada restringe a oferta de SAF, mantendo os preços elevados. Walsh enfatizou a necessidade de a aviação obter entre 25% a 30% da capacidade de produção de combustível renovável dedicada ao SAF para atingir as metas de emissões líquidas zero de carbono até 2050. “Continuaremos perdendo grandes oportunidades para avançar na descarbonização da aviação até que alcancemos esses níveis”, acrescentou ele.
Walsh instou governos a priorizar políticas para expandir a produção de SAF e diversificar matérias-primas, incluindo locais.
Fonte: Oils & Fats International