A produção total da União Europeia (UE) das três principais sementes oleaginosas deve subir 6% no ano comercial (MY) de 2023/24, conforme relatório do USDA.
Esse aumento é atribuído a 2% a mais na área plantada e maiores rendimentos médios, conforme o USDA. O aumento na área de colza e girassol superou a redução na área de soja, conforme relatório de 11 de setembro da European Union: Oilseeds and Products.
Além disso, “em comparação com o ano anterior, em que o calor e a seca reduziram a produtividade de culturas especialmente tardias, a produção de soja deve aumentar em mais de 16%, a de girassol em 12% e a de colza em quase 2%”, disse o USDA.
Previsões indicam tendências positivas no consumo de óleos vegetais
O esmagamento de sementes de soja e girassol também deve crescer, de acordo com o relatório European Union: Oilseeds and Products.
“As margens de esmagamento são favoráveis e há uma demanda crescente por óleos vegetais no setor da indústria alimentícia. Em particular, o consumo alimentar de óleo de soja e de óleo de girassol – substituindo o óleo de palma – deve aumentar significativamente”, disse o USDA.
A previsão é de que o uso total de rações na UE permaneça estável em 2023/24, de acordo com o relatório.
“Um setor avícola em recuperação deverá usar um pouco mais de farelo de soja, o que compensará o declínio do farelo de colza e de girassol, impulsionado por um setor pecuário em declínio”, disse o USDA.
O último relatório do USDA atualizou várias seções do relatório anual de sementes e produtos oleaginosos da UE publicado em abril.
Fonte: Oils & Fats International