Imagem: Pixabay
O porto de Constança, na Romênia, tem capacidade para lidar com cargas extras de grãos da Ucrânia até meados de agosto. A via é a principal rota alternativa de exportação das commodities agrícolas ucranianas desde o surgimento das incertezas acerca da extensão do acordo de grãos do Mar Negro.
{module Form RD}
As operadoras do porto também estão buscando aumentar a capacidade. A Comvex dobrou sua capacidade de descarga de barcaças no ano passado. O grupo de logística de frete TTS concluiu a aquisição da Decirom – operadora de carga sólida a granel do porto de Constança – no início deste mês, e disse que investirá 10 milhões de euros (US$ 11,12 milhões) para aumentar sua velocidade operacional até 2024.
A Ucrânia também está aumentando a capacidade em seus portos de Reni e Izmail no Danúbio. Conversas estão sendo realizadas com operadores de vagões sobre um novo sistema de recarga na fronteira ucraniana-romena de Vadul Siret-Dornesti.
Fonte: Datagro
{module Leia Também}