Autoridades do Porto de Constanta, localizado na Romênia, reportaram um notável aumento de 50% nas exportações de grãos no último ano. Esse crescimento foi impulsionado pelo incremento de embarques oriundos da Ucrânia, assim como pelo avanço dos projetos de infraestrutura financiados pela União Europeia (UE), segundo informações divulgadas pela Reuters.
O Porto de Constanta, estrategicamente posicionado no Mar Negro, registrou a exportação de 36 milhões de toneladas de grãos em 2023. Notavelmente, a Ucrânia foi responsável por 14 milhões dessas toneladas, equivalendo a quase 40% do total exportado, conforme relatado pela autoridade portuária à Reuters.
A Ucrânia, reconhecida como um dos maiores exportadores mundiais de grãos, tem se valido de Constanta como sua principal via de exportação alternativa após a invasão russa em fevereiro de 2022. Os grãos chegam ao porto romeno por variados meios – estradas, ferrovias e barcas pelo Danúbio – detalha a reportagem.
Corredores marítimos e investimentos em infraestrutura impulsionam exportações de grãos ucranianos apesar de conflitos
Entretanto, desde julho do ano passado, observou-se uma redução no volume de trânsito de grãos ucranianos devido aos ataques russos aos portos fluviais da Ucrânia. Em resposta, em agosto, a Ucrânia estabeleceu um corredor de transporte marítimo a partir de seus portos situados na costa ocidental do Mar Negro, próximo à Romênia e Bulgária. Este desenvolvimento ocorreu logo após a Rússia se retirar de um acordo de exportação de grãos do Mar Negro, negociado pela ONU em 2022, como apontado pela Reuters.
Até 10 de janeiro, data do relatório, a Ucrânia conseguiu exportar 10 milhões de toneladas de produtos agrícolas por meio deste corredor. Paralelamente, o governo romeno visa elevar exportação de grãos ucranianos para 4 milhões de toneladas/mês, melhorando infraestrutura ferroviária e rodoviária perto do porto.
Projetos da UE em Constanta, Romênia, totalizam US$ 598,47 milhões, com mais € 218 milhões pendentes. Canal Sulina do Danúbio operacionaliza-se após treinamento de equipe.
Por fim, o tráfego de mercadorias em Constanta foi de 92,5 milhões de toneladas em 2023, um aumento de 22,5% comparado ao ano anterior.
Fonte: Oils & Fats International