Porto de Santos: Agro eleva movimentação de cargas

Porto de Santos: Agro eleva movimentação de cargas
Imagem: Canva

A movimentação de cargas no mês de junho atingiu 16,3 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 4,6%, o que elevou o acumulado no semestre para 89,1 milhões de toneladas. Esse aumento representa 10,2% sobre o mesmo período do ano passado. Tanto o resultado mensal quanto o semestral foram as maiores marcas para os períodos já registradas no Porto de Santos.

“Os recordes batidos pela movimentação de carga reforçam a importância do Porto de Santos para o Brasil e para o mundo. Além disso, comprovam o acerto das medidas tomadas pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em perfeita sintonia com as prioridades da gestão da Autoridade Portuária de Santos, que promove investimentos inéditos em infraestrutura e também na expansão da capacidade do maior Porto do Hemisfério Sul”, afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini.

Ademais, o resultado do 1º semestre de 2024 ultrapassa toda a movimentação de 2009 (83,2 milhões de toneladas), indicando que, em 15 anos, o Porto de Santos duplicou sua movimentação anual.

Agronegócio e carga conteinerizada impulsionam desempenho em Santos

As cargas do agronegócio continuam à frente desse desempenho. Por exemplo, os embarques de açúcar, com 12,0 milhões de toneladas (+48,6%); celulose, com 3,8 milhões de toneladas (+4,3%); carnes, com 1,2 milhão de toneladas (+27,5%); e café em grãos, com 1,2 milhão de toneladas (62,0%) foram os destaques no semestre. Ademais, sobressaíram os embarques de óleo combustível, com 1,9 milhão de toneladas (+6,4%), e gasolina, com 645,1 mil toneladas (+71,3%).

A carga conteinerizada apresentou um excelente desempenho no semestre, com 2,6 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) operados nos dois fluxos (embarque e desembarque), resultando em um crescimento de 16,5% no semestre. Em junho, foram operados 439.614 TEU, um aumento de 13,8%.

Além disso, nas descargas, o óleo diesel e gasóleo apresentaram o melhor desempenho, com 1,3 milhão de toneladas (+66,9%). No total, os embarques somaram nos primeiros seis meses do ano 66,6 milhões de toneladas (+10,7%) e as descargas 22,5 milhões de toneladas (+8,5%).

Finalmente, os destaques no mês de junho foram para o açúcar, com 2,6 milhões de toneladas (+8,4%); celulose, com 601,6 mil toneladas (+14,4%); carnes, com 201,0 mil toneladas (+24,6%); e café em grãos, com 176,8 mil toneladas (+45,1%).

Ainda em junho, os embarques atingiram 12,2 milhões de toneladas (+1,8%) e as descargas 4,0 milhões de toneladas (+14,3%). Consequentemente, o fluxo de navios atingiu no semestre 2.777 embarcações atracadas, um crescimento de 4,3%.

Granéis sólidos

Os resultados apresentaram uma alta de 4,0% no acumulado do semestre (46,3 milhões t), em comparação com 2023, caracterizando-se como a melhor marca para o período. Aliás, destaque para as exportações de açúcar e farelo de soja. A participação da soja em grãos nesse volume foi de 51,1%; do açúcar, 22,5%; da soja peletizada (farelo), 10,7%; do milho, 2,6%; e do fertilizante, 7,2%.

Granéis líquidos

Resultado 6,7% superior ao primeiro semestre do ano passado, atingindo 9,6 milhões de toneladas, melhor marca para o período. A participação das cargas no volume global de granéis líquidos foi de 4,9% para o óleo diesel e gasóleo. 3,7% para o óleo combustível. 2,4% para os sucos cítricos. 1,4% para a gasolina. 1,1% para a soda cáustica e para o álcool.

Corrente Comercial

A participação acumulada de Santos na corrente comercial brasileira foi de 28,9%. Ademais, cerca de 24,0% dessas transações comerciais com o exterior que passaram pelo Porto de Santos tiveram a China como país parceiro. Por fim, São Paulo permanece como o estado com maior participação nas transações comerciais com o exterior pelo Porto de Santos, contabilizando 43,8%.

Fonte: Datagro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.