A crescente demanda dos EUA por óleo de soja, impulsionada pelas políticas de biodiesel, continuará a conter as exportações da commodity no ano comercial de 2023/24, de acordo com um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
A lacuna comercial resultante empurraria os EUA para fora do mercado global de exportação de óleo de soja, segundo o relatório October Oilseeds: World Markets and Trade de outubro.
A produção americana de diesel renovável aumentou significativamente nos últimos anos e, embora novas instalações de esmagamento e a expansão das instalações existentes possam aumentar o suprimento doméstico de óleo de soja, a maior demanda de diesel à base de biomassa nos EUA causou grandes mudanças nas importações de óleo vegetal, de acordo com o relatório.
Um dos principais exportadores de óleo de soja até recentemente, os embarques dos EUA atingiram um pico de 1,5 milhão de toneladas em 2009/10 e uma média de 1 milhão de toneladas entre 2010 e 2021.
Em 2022/23, as exportações de óleo de soja dos EUA caíram drasticamente para 0,2 milhão de toneladas, enquanto as importações de óleo de soja excederam as exportações, tornando os EUA um importador líquido de óleo de soja pela primeira vez.
Mudanças nas políticas de biocombustíveis impulsionam importações
A mudança de tendência ocorreu quando a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) finalizou metas plurianuais mais altas de mistura de biocombustíveis.
“A mudança nas políticas de biocombustível também atraiu as importações de outras matérias-primas, como óleo de canola, sebo e óleo de cozinha usado (UCO). As importações de óleo de canola dos EUA dispararam em 2022/23 e devem crescer ainda mais em 2023/24”, disse o USDA.
A parcela das exportações canadenses de canola aumentou, no entanto. Afinal, entre 2018 e 2021, foi em média 56% para os EUA. Nos primeiros oito meses deste ano, chegou a 88%. Outros importadores, como a China, passaram a importar óleo de colza da Rússia e da Bielorrússia em vez do Canadá. Em 2023/24, as importações de óleo de colza dos EUA foram projetadas para atingir um novo recorde de 3 milhões de toneladas.
Os preços domésticos do óleo vegetal estão mais altos. O dólar americano fortalecido encoraja as importações de UCO. O USDA afirmou que isso atende à demanda interna de biocombustível.
Em 2022/23, as importações de commodities na posição 1518.00 do sistema harmonizado foram significativas. Com quase 882.000 toneladas, atingiram um valor de quase US$ 1,2 bilhão. A maior parte dessas importações veio da China (37%) e do Canadá (27%).
O USDA disse que espera que essa tendência continue no próximo ano comercial. Portanto, a dinâmica das exportações e importações de óleo de colza está passando por mudanças significativas nos últimos anos, influenciada por diversos fatores, como o fortalecimento do dólar americano e a busca por alternativas de fornecedores por parte de outros países, como a China, que tem impactado as exportações canadenses.
Fonte: Oils & Fats International