O plantio da safra 2023/24 de soja atingiu na quinta-feira (02) 51% da área estimada para o Brasil, contra 40% uma semana antes e 57% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Com o avanço mais lento que o normal da semana se somando a atrasos já acumulados em semanas anteriores, os 51% semeados até agora são o índice mais baixo para esta época do ano desde a safra 2020/21.
Em mais uma semana predominantemente seca em Mato Grosso, as chuvas, mesmo que manchadas, permitiram um maior avanço do plantio na comparação com a semana anterior. Mesmo assim, muitas áreas enfrentam baixa umidade. Isso ressalta a necessidade de replantio, impactando a safrinha de milho no início de 2024. Na semana passada, o destaque foi o Paraná. Chuvas intensas causaram enxurradas e alagamentos, resultando em danos. Foi necessário replantar áreas no sudoeste e centro-sul do estado.
Com chuva no Sul, plantio de verão vai a 66% no Centro-Sul do Brasil
A área estimada para o milho verão 2023/24 no Centro-Sul do Brasil alcançou 66% de plantio até quinta-feira (02). Isso representa um aumento em relação à semana anterior, que estava em 53%. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um incremento de 63%, conforme informações da AgRural. No Sul, a reta final da semeadura está sendo prejudicada pelo excesso de chuva nos três estados da região.
Fonte: Notícias Agrícolas e Agrural