A intensa onda de calor que atinge o Brasil continua a se espalhar pelo país, e as próximas dias marcarão temperaturas elevadas em praticamente todas as regiões. De acordo com a Climatempo, o período “muito quente” deve se estender até a primeira semana da primavera, podendo se estender até o final do mês em algumas áreas do interior do país.
“Esta onda de calor teve início no dia 17 de setembro de 2023 e deve se prolongar pela primeira semana da primavera. Algumas áreas pelo interior do Brasil, em parte do Centro-Oeste, do Norte, do Nordeste poderão conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro”, afirma a previsão.
Onda de calor intensa atinge o Centro-Oeste e partes do Brasil
Já com relação à tendência de previsão de onda calor estendida, ademais, não se estende para todo país, segundo a Climatempo. Centro-Oeste, Distrito Federal, oeste e noroeste de Minas Gerais e áreas do Matopiba devem sentir o calor por mais dias e com mais intensidade. Analogamente, provavelmente poderemos compará-la a uma das ondas de calor mais intensas já vividas recentemente pelo Brasil, que ocorreu durante a primavera de 2020, como resultado.
De acordo com as previsões do modelo GFS as temperaturas já podem ficar perto de 40ºC nesta terça-feira (19). A faixa oeste do Mato Grosso do Sul e áreas do Mato Grosso experimentarão o calor mais intenso, com máximas podendo atingir 42ºC. O dia 23, prevê temperaturas extremas. Máximas chegarão a 46ºC em Mato Grosso do Sul e ultrapassando os 43ºC em Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Tocantins.
Por fim, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja para onda de calor válido em todas essas áreas até, pelo menos, o próximo dia 22 de setembro. O alerta do Inmet também é válido para o norte do Paraná no período.
Chuvas
O avanço de uma frente fria vai aumentar as áreas de instabilidade no Sul do Brasil nos próximos dias. A circulação dos ventos vai aumentar a umidade nos três estados, mas as chuvas mais intensas são previstas para o Rio Grande do Sul.
Segundo os dados do modelo Cosmo, o estado gaúcho registrar acumulados de até 70mm na região central do estado nas próximas 24 horas. O mapa mostra ainda que a chuva será rápida e nos demais estados o volume de chuva não deverá ser expressivo.
“Possibilidade de temporais, chuva volumosa e persistente no oeste e sul gaúcho. Na capital, o sol ainda consegue aparecer, com bastante nebulosidade, mas a chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia. Só na Região Serrana e extremo norte do RS, que as pancadas ainda intercalam períodos de melhoria. Já entre Santa Catarina e Paraná, dia de sol e muito calor”, complementa a Climatempo.
Fonte: Virgínia Alves | Notícias Agrícolas