O estado brasileiro de Mato Grosso enfrenta sua maior perda de safra de soja registrada, afetando significativamente a produção total de soja do Brasil no ano de 2023/24. Além disso, segundo estimativas da empresa de consultoria Itaú BBA, reportadas pelo AgriCensus, a produção nacional deverá atingir 153 milhões de toneladas.
O relatório do Itaú BBA de 20 de dezembro indica que a produtividade da safra de Mato Grosso caiu 20% em relação às estimativas iniciais. Espera-se que o estado produza menos de 40 milhões de toneladas. “Se nossas estimativas estiverem corretas, essa será a maior perda de safra de soja da história do Mato Grosso”, informou a consultoria.
Estimativas nacionais e globais da soja
A Abiove reduziu a previsão da produção brasileira de soja de 161,9 para 160,3 milhões de toneladas para 2023/24, segundo o AgriCensus em 22 de dezembro.
Com base nas últimas projeções do Itaú BBA, a produção brasileira de soja está estimada em 153 milhões de toneladas para 2023/24. Com um aumento de 3% no consumo doméstico, a consultoria estima exportações entre 95 e 96 milhões de toneladas. Em contraste, a Abiove estima as exportações em 99,3 milhões de toneladas, uma queda em relação às 100,2 milhões de toneladas anteriormente previstas.
Na Argentina, estima-se que a produção de soja para 2023/24 alcance 50 milhões de toneladas, o que indica um balanço global um pouco mais apertado do que o previsto. Além disso, espera-se que a demanda global por grãos e oleaginosas cresça cerca de 5% em relação ao ano anterior. Consequentemente, esse aumento na demanda deverá impactar os preços durante a temporada.
Fonte: Oils & Fats International