O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou, nesta quarta-feira (18), o estado de alerta de uma nova onda de calor. Isso está aumentando as temperaturas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, oeste de Goiás e algumas áreas em Tocantins. De acordo com a publicação oficial, o calor intenso deve persistir até o próximo dia 21 de outubro, com temperaturas com pelo menos 5ºC acima da média no período.
A atuação de uma massa de ar seco, contudo, impede o avanço de nuvens carregadas na área. Segundo as previsões mais recentes, as chuvas devem chegar com mais intensidade só depois do dia 26 de outubro, tanto no Centro-Oeste, como no Sudeste do Brasil.
O modelo de previsão de temperatura, porém, indica máxima na casa dos 40ºC em Mato Grosso, Goiás e em uma área do norte em MS.
Além disso, indicar temperaturas elevadas também na faixa oeste de São Paulo, Minas Gerais e no Matopiba. Nessas áreas são previstas máximas entre 32ºC e 38ºC para os próximos dias. Portanto, é importante estar preparado para as condições climáticas desafiadoras.
Já o modelo GFS prevê calor ainda mais intenso no Centro-Oeste do Brasil com as máximas podendo alcançar até 46ºC no sul do Mato Grosso. O modelo também indica temperaturas na casa dos 40ºC no Matopiba, com destaque para Tocantins e Maranhão que devem registrar as temperaturas mais altas no período.
“Uma grande massa de ar seco e quente influencia o Nordeste e poucas nuvens se formam sobre a maior parte desta Região. A baixa umidade do ar inibe a formação de grandes nuvens”, complementa a previsão da Climatempo.
Fonte: Virgínia Alves | Notícias Agrícolas