A inflação ainda deve atingir a meta do Banco Central Europeu (BCE) de cerca de 2% até 2025. Isso ocorre mesmo com a violência em Israel afetando os preços das commodities, conforme afirmou a autoridade do BCE, François Villeroy de Galhau, nesta terça-feira.
Em uma entrevista à rádio franceinfo, Villeroy expressou preocupação com a evolução dos preços do petróleo. No entanto, ele acrescentou que esses preços representam apenas uma pequena parte da inflação geral. Ele também afirmou que a inflação geral ainda está “claramente” diminuindo como um todo.
Os preços do petróleo estavam em queda nesta terça-feira. Contudo, na sessão anterior, subiram mais de 4%. Os operadores estão cautelosos. Estão atentos a possíveis interrupções no fornecimento. Isso ocorre devido aos confrontos militares entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas.
Alguns temem que a guerra mais recente possa ter o mesmo efeito sobre os preços do petróleo que a Guerra do Yom Kippur de 1973, quando um ataque lançado contra Israel por uma coalizão de estados árabes liderada pelo Egito e pela Síria levou a uma grande crise de energia no Ocidente.
“Não creio que estejamos hoje em uma situação semelhante (à da Guerra do Kippur), mas é claro que devemos permanecer muito atentos. Isso aumenta a incerteza econômica”, disse Villeroy.
Ele também disse que as atuais taxas de juros do BCE, fixadas no mês passado em um recorde de 4% após dez aumentos sucessivos, estavam em um “bom nível”, acrescentando que agora não é o momento certo para novos aumentos.
Fonte: Benoit Van Overstraeten | Notícias Agrícolas