O governo indonésio aumentou a alocação de biodiesel à base de palma para 2024 em 1,96%, passando de 13,1 bilhões de litros no ano passado para 13,4 bilhões de litros, conforme informado pelo AgriCensus em uma circular do Ministério de Energia e Recursos.
O país manteve o mandato de mistura de biodiesel em 35% (B35), de acordo com o relatório de 1º de dezembro.
A Associação de Produtores de Biocombustíveis do país, APROBI, relatou que, em outubro deste ano, a Indonésia produziu 10,75 bilhões de litros de biodiesel. A distribuição interna alcançou 10,23 bilhões de litros, e exportou-se 152 milhões de litros desse total.
Em novembro, a Associação Indonésia de Óleo de Palma (Gapki) estimou que o consumo doméstico de óleo de palma da Indonésia para biodiesel em 2023 aumentaria para 10,6 milhões de toneladas, em comparação com 9,1 milhões de toneladas no ano anterior. O consumo de óleo de palma para alimentos também aumentaria, passando de 9,89 milhões de toneladas para 10,3 milhões de toneladas.
Indonésia prepara-se para superar consumo de óleo de palma em alimentos com crescimento no uso para biodiesel
Essa previsão marcaria a primeira vez que o consumo de óleo de palma para biodiesel superaria o consumo para alimentos, impulsionado por um aumento geral no consumo doméstico, juntamente com uma taxa de produção mais lenta que deverá conter a disponibilidade de exportação de óleo de palma do maior produtor do mundo, como relatado pelo AgriCensus.
A expectativa é que essa tendência continue em 2024. A Gapki prevê um consumo doméstico de 25,4 milhões de toneladas, superando as 23,3 milhões de toneladas em 2023. As exportações, por outro lado, devem diminuir para 29 milhões de toneladas em 2024, em comparação com as 30,3 milhões de toneladas em 2023.
Inicialmente planejou-se introduzir o mandato de mistura B40 em 2021. No entanto, a Indonésia adiou os planos devido a custos elevados e falta de infraestrutura, conforme relatado. O mandato de mistura B35 foi implementado em fevereiro, tornando-se efetivo em todo o país em agosto. Algumas dúvidas de mercado sobre a plena aplicação do programa B35 foram observadas pelo AgriCensus.
Apesar dos testes em andamento para o B40, o Ministério de Energia ainda não estabeleceu um cronograma para a implementação, de acordo com o relatório.
Estima-se que a capacidade de produção de biodiesel da Indonésia em 2023 ultrapasse os 17 bilhões de litros, conforme as estimativas da APROBI.
Fonte: Oils & Fats International