O Índice de Preços de Óleos Vegetais caiu 3,1% em agosto em relação a julho. Isso consta no relatório da FAO sobre os preços internacionais de alimentos.
Variações nos preços internacionais de alimentos e óleos vegetais: Análise do índice da FAO
O Índice de Preços de Alimentos da FAO (FFPI) acompanha as mudanças nos preços internacionais das commodities alimentícias mais comercializadas globalmente. É ilustrado as mudanças nos preços internacionais dos 10 óleos vegetais mais importantes no comércio mundial, ponderados de acordo com suas participações nas exportações.
De acordo com o relatório de 8 de setembro, o declínio de 4 pontos no índice – cuja média foi de 125,8 pontos em agosto – refletiu os preços globais mais baixos do óleo de palma, da colza, da soja e do óleo de girassol.
“Os preços internacionais do óleo de palma caíram moderadamente em agosto. Isto se deu principalmente por compras de importação globais moderadas, bem como pelo aumento sazonal da produção nos principais países produtores do Sudeste Asiático”, disse a FAO.
“Os preços do óleo de girassol caíram quase 8% em relação ao mês anterior, em meio ao enfraquecimento da demanda de importação que coincidiu com ofertas abundantes dos principais exportadores. Já os de óleo de soja e colza caíram devido à safra melhorada nos EUA e oferta global ampla.
O FFPI atingiu uma média de 121,4 pontos em agosto. Isto significa uma queda de 2,6 pontos em comparação com o mês anterior, o que colocou o índice 38,3% abaixo do pico atingido em março de 2022.
A queda refletiu os declínios nos preços de produtos lácteos, carnes e cereais. Assim como de óleos vegetais, enquanto o índice de preços do açúcar aumentou moderadamente.
Fonte: Oils & Fats International