As importações de óleo de palma pela Índia caíram para seu nível mais baixo em nove meses em fevereiro, uma vez que os preços mais altos levaram os compradores a reduzir as compras do óleo tropical em favor do concorrente óleo de girassol, disse um importante órgão comercial nesta quarta-feira.
A redução das compras pela Índia, o maior importador mundial de óleos vegetais, pode limitar a recuperação dos futuros do óleo de palma da Malásia, mas ajudará a reduzir os estoques de óleo de girassol na região do Mar Negro.
Em fevereiro, as importações de óleo de palma caíram 36%, totalizando 497.824 toneladas, o menor volume desde maio de 2023, segundo o comunicado.
“A disponibilidade de óleo de palma para as necessidades de óleo comestível diminuiu, pois os dois principais produtores, Malásia e Indonésia, estão desviando-o para a produção de biodiesel. Isso pode resultar em um aumento nos preços este ano”, disse a SEA.
Por outro lado, as importações de óleo de girassol aumentaram cerca de 35%, para 297.092 toneladas. Isto devido aos preços mais baixos e atrasos devido a ataques Houthi afetaram remessas, chegando em fevereiro em vez de janeiro, informou a SEA.
Queda nas importações de óleo leva a menor estoque em 18 meses na Índia
Importações de óleo de soja em fevereiro caíram 8% para 172.936 toneladas, muito abaixo da média anual de 306.000 toneladas. As importações de óleo de palma caíram na Índia, diminuindo as importações totais para 0,97 milhão de toneladas, o menor nível em dois anos. Os estoques caíram para 2,38 milhões de toneladas em 1º de março, o menor nível em 18 meses, devido à redução das importações.
Negociante de Nova Délhi prevê aumento nas importações em março devido à recomposição de estoques e melhorias nas margens das refinarias.
Fonte: Rajendra Jadhav e Swati Verma | Notícias Agrícolas