A Índia está prevista para receber chuvas acima da média em outubro, após volumes anormalmente altos nos últimos três meses. Segundo uma autoridade sênior do Departamento Meteorológico da Índia (IMD), essas chuvas podem prejudicar as safras de verão prontas para a colheita.
Mrutyunjay Mohapatra, diretor-geral do IMD, afirmou que a precipitação de outubro deve ultrapassar 115% da média dos últimos 50 anos. Essa previsão causa preocupações entre os agricultores, já que chuvas durante o período de colheita podem atrapalhar e danificar culturas importantes.
As safras de verão que estão sendo colhidas incluem arroz, algodão, soja, milho e leguminosas. O impacto dessas chuvas pode ser especialmente prejudicial. Como já observado em setembro, quando chuvas acima da média, decorrentes do atraso na retirada das monções, danificaram parte das colheitas em algumas regiões da Índia.
Chuvas acima da média em setembro e outubro podem impactar colheita
Segundo dados do IMD, a Índia recebeu 11,6% mais chuvas do que a média em setembro. Isto após excedentes de 9% em julho e 15,3% em agosto. “O departamento de meteorologia prevê chuvas intensas na primeira quinzena de outubro, justamente quando a maioria dos agricultores está colhendo suas safras. Isso tem gerado grande preocupação entre eles”, disse um comerciante de Mumbai que trabalha em uma casa de comércio global.
Apesar das dificuldades para os agricultores no curto prazo, as chuvas de outubro podem trazer benefícios, aumentando a umidade do solo e favorecendo o plantio de culturas de inverno, como trigo, colza e grão-de-bico.
A retirada das monções, no entanto, começou com quase uma semana de atraso neste ano. Ainda assim, a previsão é de que elas deixem completamente o país até meados de outubro, segundo Mohapatra. As monções anuais, que normalmente ocorrem de junho a setembro, são cruciais para fornecer 70% da chuva necessária às fazendas e para reabastecer reservatórios e aquíferos. Além disso, cerca de metade das terras agrícolas da Índia depende dessas chuvas sazonais. Portanto, as monções desempenham um papel vital em uma economia de aproximadamente US$ 3,5 trilhões.
Além disso, as temperaturas máximas e mínimas em grande parte do país devem ficar acima da média em outubro, acrescentou Mohapatra.
Fonte: Rajendra Jadhav e Shilpa Jamkhandikar | Notícias Agrícolas