Um grupo de cerca de 30 produtores de Roca Sales participou, na última quinta-feira (13/07), de uma tarde de campo sobre horta e pomar doméstico. Organizado pela Emater/RS-Ascar, o evento, realizado na propriedade da família Locatelli, na localidade de Linha Bento Gonçalves, abordou a importância da produção de hortaliças e frutas para o autoconsumo, bem como a adoção de técnicas para o cultivo sem o uso de agrotóxicos.
Como forma de sensibilizar os participantes para a importância desse tipo de produção, a extensionista da Emater/RS-Ascar, Leandra Bagatini, salientou a importância da utilização de frutas e verduras no cardápio da família. ?No caso das frutas, além de contribuírem na saciedade, trazem consigo vitaminas e minerais que possuem influência na saúde, prevenindo doenças dos sistemas nervoso, circulatório, digestivo e ósseo?, exemplificou.
Em seguida foi a vez dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Deoclesio Piccoli e Guilherme Miritz, abordaram a produção dos alimentos, enfatizando a importância da escolha das mudas, do preparo do solo e da adubação e ainda das podas das frutíferas. O manejo das pragas e doenças sem a utilização de agrotóxicos, também foi ressaltada por ambos.
Durante a demonstração de poda, Piccoli lembrou a importância da escolha das variedades para a produção doméstica, observando também as formas de condução. ?Na hora de escolher as variedades para implantação de um pomar doméstico, deve-se cuidar para que sejam selecionadas as mais resistentes às doenças?, destacou. ?Além disso, a adoção de um plantio diversificado também representará a garantia de que se tenha fruta o ano todo?, completou.
Já Miritz abordou o manejo de pragas e doenças nas hortas e pomares, sempre preconizando métodos alternativos que excluam a utilização de produtos químicos na produção. ?Um pomar e uma horta diversificados já tendem a, naturalmente, diminuir a incidência de pragas e doenças?, pondera. Ainda assim, caso ocorra, o extensionista lembra que são várias as ferramentas que podem ser utilizadas como métodos de controle, estando entre elas a catação de insetos, a adoção de armadilhas e o uso de caldas e preparados caseiros de natureza orgânica.
Ao final da atividade, que integra o Projeto Socioassistencial e partiu de demanda dos próprios agricultores que procuram o cultivo e o consumo de frutas e verduras de melhor qualidade, houve a socialização de alguns pratos elaborados pelos integrantes com a utilização de ingredientes de suas próprias hortas e pomares. Em Roca Sales são atendidas cerca de 50 famílias de agricultores pelo Projeto.
Fonte: Agrolink