O governo indiano está considerando adquirir 100% dos legumes e sementes oleaginosas dos agricultores a um preço mínimo de apoio (MSP) este ano, conforme relatado pelo Press Reader.
Na reunião do Conselho Zonal Central, o ministro da cooperação, Amit Shah, fez uma declaração. Ele mencionou que a cooperativa agrícola Nafed deve comprar 100% da produção dos agricultores. Isso deve acontecer a preços mínimos de suporte (MSPs) neste ano, conforme relatório de 11 de outubro.
No entanto, a aquisição oficial dependeria dos preços nos mercados agrícolas (mandis), já que os preços de algumas dessas culturas estavam mais altos ou no mesmo patamar na época do relatório.
O governo decidiu remover seu limite de aquisição de tur, urad e masur no âmbito do Esquema de Suporte de Preços (PSS) para 2023/24 em 6 de junho. Conforme relatado, incentivaram os agricultores a expandirem a área plantada e aumentarem a produção.
Conforme o Programa de Sustentação de Preços (PSS), o governo adquire, no máximo, 25% da safra de leguminosas e sementes oleaginosas dos agricultores. Essas aquisições ocorrem a preços mínimos de suporte (MSPs). Entretanto, o teto pode ser aumentado para 40% a pedido do governo.
Esperava-se que os preços fossem mais altos este ano, já que a área plantada de algumas culturas, inclusive de leguminosas e sementes oleaginosas, foi menor.
A política de compras também ajudaria o governo a aumentar seus estoques, principalmente de arroz, segundo o relatório.
Fonte: Oils & Fats International