Nove secretários de Meio Ambiente estão reunidos nesta sexta-feira, 5, em Porto Velho, Roraima, para a reunião do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal. O encontro interestadual, que iniciou na quinta-feira, 4, conta com a participação do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, da secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira, e da secretária de Comunicação, Kênia Borges.
As federações que compõem a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso – estão fortalecendo e estabelecendo cooperação entre as ações ambientais e econômicas, visando o desenvolvimento sustentável das populações amazônicas na busca da conservação florestal, proteção do clima e o fortalecimento da gestão ambiental.
Durante a reunião, a secretária Meire Carreira informou que projetos, desafios e resultados positivos estão sendo compartilhados entre os pares. “O Tocantins vem investindo muito nas melhorias da plataforma do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e também na aquisição de base de informações e na sua realização final. É uma experiência exitosa que podemos compartilhar com os demais estados”, afirmou a gestora. A ideia, segundo a secretária, é que ocorra justamente a troca de conhecimentos entre os estados.
Fórum
O Fórum dos Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal foi criado em junho de 2011, em Cuiabá, com o objetivo de unir esforços em prol da conservação do bioma amazônico, da proteção do clima e do fortalecimento da gestão ambiental, visando o desenvolvimento sustentável das populações amazônicas.
Fonte: Agrolink