A Finlândia planeja oferecer vacinação preventiva contra a gripe aviária já na próxima semana para alguns trabalhadores expostos a animais, disseram autoridades de saúde nesta terça-feira, tornando-se o primeiro país do mundo a fazê-lo.
O país nórdico comprou vacinas para 10.000 pessoas, cada uma composta por duas injeções, como parte de uma aquisição conjunta da UE de até 40 milhões de doses para 15 nações do fabricante CSL Seqirus (CSL.AX)., abre uma nova aba.
A empresa australiana, em comunicado à Reuters, disse que a Finlândia seria o primeiro país a lançar a vacina.
O Instituto Finlandês de Saúde (THL) oferecerá vacinas contra gripe aviária a maiores de 18 anos em risco devido a trabalho ou outras circunstâncias.
A cepa H5N1 da gripe aviária matou ou causou o abate de centenas de milhões de aves de capoeira em todo o mundo nos últimos anos e tem se espalhado cada vez mais para mamíferos, incluindo vacas nos Estados Unidos e, em alguns casos, também para humanos .
Ademais, a Finlândia não detectou o vírus em humanos, disse o THL.
No entanto, o país está ansioso por implementar vacinações, dados os riscos de transmissão apresentados pelas suas explorações de peles.
“As condições na Finlândia são muito diferentes, pois temos fazendas de produção de peles onde os animais podem acabar em contato com a vida selvagem”, disse à Reuters a médica-chefe Hanna Nohynek, do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar (THL).
Surto de gripe aviária em fazendas finlândesas leva a vacinação
Surtos generalizados de gripe aviária entre visons e raposas nas fazendas de produção de peles ao ar livre da Finlândia levaram ao abate. No ano passado, de cerca de 485 mil animais para impedir que o vírus se espalhasse entre os animais e também entre os humanos.
A China aprovou a venda do popular medicamento para perda de peso Wegovy. Isso é de acordo com a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk na terça-feira.
As vacinações provavelmente começarão já na próxima semana em pelo menos algumas partes da Finlândia, disse um porta-voz do THL à Reuters.
Finlândia compra vacinas para grupos de risco, incluindo trabalhadores de fazendas de peles e aves, técnicos de laboratório e veterinários. Pessoas em santuários de aves, fazendas e fábricas de subprodutos animais receberão vacinas, segundo o THL.
Ele acrescentou que, se ocorrer uma infecção humana pela gripe aviária, também oferecerão a vacina aos contatos próximos de um caso suspeito ou confirmado.
Fonte: Essi Lehto e Louise Rasmussen | Notícias Agrícolas