As exportações de éster metílico de palma (PME) pelos principais fornecedores da Malásia e da Indonésia devem permanecer baixas no primeiro semestre deste ano devido à ampla disseminação do óleo de óleo de palma (POGO), que torna o biodiesel caro para se misturar com o diesel comum, S&P Global Platts relatou em 4 de janeiro.
O spread atual do POGO era de US $ 400- $ 500 / tonelada, bem acima da faixa típica de US $ 50- $ 200 / tonelada, disse a agência de relatórios de preços.
A Malásia e a Indonésia relataram fracas exportações de PME no ano passado e isso deve continuar no curto prazo, com os dois países contando com o consumo doméstico.
Os altos preços de óleos vegetais, incluindo óleo de palma, persistiriam no segundo trimestre de 2021 por causa da produção e demanda firme abaixo do esperado, disse o presidente da LMC International, James Fry, à Conferência de Óleo de Palma da Indonésia e Perspectiva de Preço (IPOC 2020) em dezembro.
{module Form RD}
“Os estoques de palma da Malásia ficarão baixos até o segundo trimestre, quando a produção aumenta”, disse ele.
Em uma nota mais positiva, o mandato de mistura de B20 da Malásia era esperado para ser implementado no primeiro semestre de 2021, o que aumentaria o consumo doméstico de PME em cerca de 100.000 quilolitros ano a ano do atual mandato de B10 para 950.000 quilolitros.
Na Indonésia, o governo aumentou sua cota para o mandato de mistura de B30 do país em 18 de dezembro para 9,2 milhões de quilolitros para 2021 em relação às projeções anteriores de 8,5 milhões de quilolitros.
Este texto foi traduzido automaticamente do inglês.