Imagem: Adobe Stock
Apesar da seca, grãos esperam boas perspectivas para grãos e oleaginosas.
As condições de clima úmido foram mantidas na Europa, proporcionando boas a excelentes perspectivas para grãos e oleaginosas de inverno, de acordo com o boletim semanal de safra do USDA. No entanto, as condições de seca intensificaram-se nas áreas de cultivo do sudoeste, particularmente em Portugal e Espanha.
{module Form RD}
Ainda de acordo com o boletim, a chuva caiu com intensidade forte a excessiva em algumas áreas, com chuvas moderadas a fortes persistindo da Inglaterra e da França para o leste nas partes ocidentais da Polônia, Hungria e Bálcãs. Na Noruega, uma segunda área de chuvas mais fortes foi observada, enquanto na Itália, as instabilidades na forma de pancadas foram altamente variáveis.
O tempo chuvoso em grande parte contornou os Bálcãs, o nordeste da Polônia e o vale central do rio Danúbio, mas as terras de cultivo nessas áreas têm umidade do solo adequada para o crescimento na primavera. Enquanto isso, as condições de seca na Espanha foram agravadas por temperaturas até 5°C acima do normal, com máximas diurnas chegando ou chegando a 30°C nas áreas de cultivo do sul.
A precipitação total do ano hídrico do sul da Espanha desde 1º de setembro estava agora em 70% do normal, o nível mais seco desde 2012.
De maneira geral, as condições climáticas registradas na última semana, proporcionam boas perspectivas para grãos e oleaginosas de inverno. No entanto, as condições de seca intensificaram-se nas áreas de cultivo do sudoeste, particularmente em Portugal e Espanha, o que pode ter um impacto negativo no rendimento das culturas nessas regiões.
Fonte: Seane Lennon | Agrolink