A produção de óleo de soja nos EUA aumentou mês a mês, mas ficou aquém das expectativas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Em dezembro, processadores esmagaram 204 milhões de bushels de soja, um aumento em relação aos 200 milhões do mês anterior, conforme anunciado pela agência ontem à noite.
O número representa um aumento em relação a dezembro de 2022, mas fica abaixo dos 206 milhões previstos em pesquisa da Reuters. Em dezembro de 2022, foram processados 187 milhões de bushels.
A produção de óleo bruto atingiu 2,38 bilhões de libras, aumentando 2% em relação a novembro e 8% em relação a 2022, conforme o USDA. Iowa destacou-se como o maior processador de soja, atingindo cerca de 49,3 milhões de bushels, seguido por Illinois, com 25,4 milhões de bushels.
Esses estados contribuíram com 37% da soja processada nos EUA em dezembro. Além disso, as regiões norte e leste, abrangendo Indiana, Kentucky, Maryland, Ohio, Pensilvânia e Virgínia, esmagaram aproximadamente 51,4 milhões de bushels.
Na região centro-norte dos EUA, incluindo estados como Michigan, Minnesota, Dakota do Norte e Dakota do Sul, processaram 37 milhões de bushels de soja, conforme dados governamentais. Esse desempenho robusto destacou a significativa contribuição desses estados para a produção total. Vale ressaltar que processaram o restante da produção em outros estados, evidenciando a diversidade geográfica da atividade de esmagamento de soja nos EUA.
Fonte: Leonardo Gottems | Agrolink