As novas tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre importações do Canadá, México e China provavelmente terão impacto limitado no curto prazo sobre os preços globais de petróleo e gás, disse o Goldman Sachs em nota no domingo.
“O potencial declínio das importações de gás natural do Canadá pelos EUA, devido às tarifas, é muito pequeno para aumentar significativamente os preços do gás natural dos EUA”, disse o banco.
Os preços do petróleo e do gás saltaram na segunda-feira depois que Trump impôs tarifas no fim de semana.
Impacto das tarifas sobre o petróleo e o gás
As tarifas, que entrarão em vigor em 4 de fevereiro, incluem uma taxa de 25% sobre a maioria dos produtos mexicanos e canadenses, com tarifa de 10% sobre as importações de energia do Canadá, e uma tarifa de 10% sobre as importações chinesas.
“Os produtores de petróleo canadenses devem acabar arcando com a maior parte do ônus da tarifa, com um desconto de 3 a 4 dólares por barril, maior do que o normal, sobre o petróleo canadense, devido às alternativas limitadas de mercados para exportação, com os consumidores norte-americanos de produtos refinados ficando com o ônus restante de 2 a 3 dólares por barril”, disse o banco.
De acordo com a nota, os EUA redirecionarão as importações marítimas de petróleo do Canadá e do México para outros mercados e substituirão esses suprimentos por petróleo bruto da Opep, da América Latina e por produtos refinados da Europa.
Previsões do mercado e reações políticas
O banco de investimentos manteve suas previsões de preço do petróleo para 2025/2026 inalteradas. Ele espera um impacto mínimo sobre os preços no curto prazo. Isso se deve à estabilidade da produção e da demanda global de petróleo. Além disso, a tarifa do petróleo canadense já foi precificada.
Na semana passada, o Goldman Sachs elevou a previsão do preço do petróleo Brent para este ano e para 2026. A nova estimativa para 2024 passou para 78 dólares, ante os 76 dólares previstos anteriormente. Já para 2026, a projeção subiu para 73 dólares, em comparação com os 71 dólares estimados anteriormente.
Trump disse que conversaria com líderes do Canadá e do México. Esses países anunciaram suas próprias tarifas retaliatórias. No entanto, Trump minimizou as expectativas de que eles mudariam de ideia.
Em uma nota separada, os analistas do Goldman Sachs disseram que as tarifas dos EUA sobre o México e o Canadá serão de curta duração.
Fonte: Rahul Paswan | Noticias Agrícolas