La producción de aceite de palma da Indonésia deve se recuperar em 2025, após uma queda esperada para este ano. No entanto, os preços deverão permanecer elevados devido à expansão planejada do mandato de biodiesel do país, afirmam analistas do setor.
O preço de referência do óleo de palma na Malásia já subiu mais de 35% em 2024. Esse aumento foi impulsionado pela produção lenta e pelo plano da Indonésia de aumentar a mistura doméstica obrigatória de biodiesel para 40% em janeiro, comparado aos atuais 35%. Com essa mudança, o país visa reduzir as importações de combustível.
Por outro lado, espera-se que a produção de óleo de palma da Indonésia, o maior produtor mundial, se recupere em 1,5 milhão de toneladas no próximo ano. Em 2024, no entanto, estima-se que tenha ocorrido uma queda de pouco mais de 1 milhão de toneladas. Essa previsão foi feita por Julian McGill, diretor-gerente da Glenauk Economics, durante a Conferência de Óleo de Palma da Indonésia, realizada nesta sexta-feira.
Além disso, Thomas Mielke, diretor da empresa de pesquisa Oil World, sediada em Hamburgo, estima que a produção de óleo de palma da Indonésia aumente em até 2 milhões de toneladas no próximo ano. Conforme Mielke aponta, essa recuperação deve ocorrer após uma queda de 2,5 milhões de toneladas em 2024.
Entretanto, apesar das previsões de recuperação da produção indonésia, a oferta de outros óleos vegetais está diminuindo.
Já na Malásia, a produção de óleo de palma deverá cair ligeiramente em 2025, seguindo um aumento estimado de 1 milhão de toneladas em 2024.
“Precisamos de uma recuperação da palma em 2025, pois as exportações combinadas de óleos de soja, girassol e colza estão diminuindo”, comentou Mielke.
Aumento “assustador” dos preços
Mielke descreveu o aumento dos preços do óleo de palma nas últimas sete semanas como “assustador” para os compradores. Ele projeta um aumento de 10% a 15% entre janeiro e março, caso a Indonésia implemente a política B40.
A Associação de Óleo de Palma da Indonésia destacou a necessidade de matéria-prima adicional de cerca de 3 milhões de toneladas para cumprir o mandato B40, o que poderá reduzir a oferta destinada à exportação.
O prêmio atual do óleo de palma já tem feito com que o produto perca participação no mercado em relação a outros óleos vegetais, acrescentou Mielke.
Os preços do óleo de palma da Malásia são projetados entre 950 e 1.050 dólares por tonelada em 2025, segundo estimativas de McGill, da Glenauk.
Na última sexta-feira, o óleo de palma da Malásia atingiu 5.104 ringgit (1.165,30 dólares), o maior valor desde meados de 2022.
“O sentimento atual é altamente otimista, mas precisamos ter cautela”, afirmou Dorab Mistry, diretor da empresa indiana de bens de consumo Godrej International.
Fuente: Bernadette Christina Munthe y Fransiska Nangoy | Noticias Agrícolas