Caen las exportaciones de aceite de palma de Indonesia

Exportações de óleo de palma da Indonésia caem
Imagen: Pixabay

As exportações de óleo de palma da Indonésia, maior produtora mundial do óleo tropical, devem diminuir em 2024. O principal motivo é o aumento do consumo doméstico após a elevação do mandato de mistura de biodiesel, juntamente com uma leve queda na produção, de acordo com um representante da indústria entrevistado pela Reuters nesta quinta-feira.

A produção reduzida limitará as exportações e pode influenciar positivamente os preços de referência na Malásia, outro grande mercado do óleo de palma.

Segundo Fadhil Hasan, chefe da divisão de comércio e promoção da Associação Indonésia de Óleo de Palma (GAPKI), as exportações do país podem sofrer uma queda de 2 milhões de toneladas, totalizando 30,2 milhões de toneladas em 2024, em comparação ao ano anterior. Essas informações foram compartilhadas durante a conferência Globoil em Mumbai.

No primeiro semestre de 2024, as exportações já caíram 7,6%, atingindo 15,06 milhões de toneladas, disse Hasan. Além disso, a produção de óleo de palma também deve cair 1 milhão de toneladas, totalizando 53,8 milhões de toneladas, resultado das condições climáticas secas do ano anterior, que impactaram negativamente a produtividade.

Queda na produção e aumento do consumo de óleo de palma impulsionado pelo programa de biodiesel

“Houve pouca melhora na produtividade este ano, além de não ter havido expansão de área. Portanto, prevemos uma queda de 1 milhão de toneladas na produção”, afirmou Hasan. No primeiro semestre, a produção foi de 26,2 milhões de toneladas, contra 27,3 milhões no mesmo período de 2023, segundo a GAPKI.

Mesmo que a produção no segundo semestre se mantenha estável em relação ao ano passado, é provável que o total anual seja inferior ao registrado anteriormente, segundo Hasan.

A Indonésia, por sua vez, elevou a mistura de óleo de palma no biodiesel para 35% em 2023. Implementando a medida nacionalmente desde 1º de agosto. Como resultado, o consumo de óleo de palma deve atingir 24,2 milhões de toneladas em 2024, em comparação com 23,2 milhões no ano passado.

Além disso, o Ministério da Energia da Indonésia planeja aumentar a mistura para 40% em janeiro de 2025. Isto, visando reduzir importações de combustíveis fósseis e emissões de carbono.

Esse aumento no consumo doméstico deverá reduzir o excedente disponível para exportações, o que, por sua vez, auxiliará o governo indonésio a financiar seu programa de biodiesel, disse Hasan. Ele também alertou que “o governo deve considerar cuidadosamente as tendências de produção e exportação antes de aumentar ainda mais o mandato de mistura, pois as exportações são uma fonte crucial de receita para sustentar o programa de biodiesel.

Fuente: Rajendra Jadhav | Noticias Agrícolas

Facebook
gorjeo
LinkedIn

Aboissa apoya

Manténgase al tanto de las noticias
Es mejores oportunidades del
agronegocios – ¡regístrate ahora!

Asia

Arabia Saudita

bangladesh

Porcelana

Corea del Sur

Emiratos Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

India

Indonesia

Irak

Jordán

Líbano

Malasia

Omán

Katar

Singapur

Turquía

Vietnam

America

Argentina

Bolivia

Brasil

Canadá

Chile

Colombia

Costa Rica

Cuba

Ecuador

Estados Unidos

Guatemala

islas vírgenes británicas

México

Nicaragua

Panamá

Paraguay

Perú

República Dominicana

Surinam

Uruguay

Venezuela

África

Sudáfrica

Angola

Argelia

Camerún

Costa de Marfil

Egipto

Ghana

Islas Mauricio

Liberia

Marruecos

Nigeria

Kenia

Senegal

Sierra Leona

Sudán

Ir

Túnez

Europa

Albania

Alemania

Bélgica

Bulgaria

Chipre

España

Estonia

Finlandia

Francia

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituania

Polonia

Portugal

Rumania

Rusia

Serbia

Suecia

Suiza

Turquía

Ucrania

Oceanía

Australia

Nueva Zelanda

¡Solicitar presupuesto!

Complete el formulario y obtenga soporte para las necesidades de su negocio.
Nuestros expertos están listos para ofrecer soluciones personalizadas.

*Actualmente no trabajamos con intermediarios.

Al facilitar mis datos, acepto las Política de privacidad.