![CDC: Gripe aviária detectada em veterinários dos EUA](https://www.aboissa.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Imagem-novo-site-2025-02-14T111430.832-1024x419.png)
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA divulgaram um relatório na quinta-feira informando que detectaram infecções por gripe aviária entre veterinários de gado testados no outono passado, incluindo duas pessoas sem exposição conhecida a animais com o vírus.
A gripe aviária infectou quase 70 pessoas nos EUA, com uma morte , desde abril passado. A maioria dessas infecções ocorreu entre trabalhadores rurais expostos a aves ou vacas infectadas.
O CDC informou que encontrou o vírus em três dos 150 veterinários testados em setembro de 2024. Dois desses veterinários não tiveram contato com animais sabidamente doentes com gripe aviária. Além disso, um deles não trabalhava em um estado onde a gripe aviária havia sido detectada entre o gado.
Nenhum dos veterinários relatou sintomas de gripe ou conjuntivite, que tem sido um sintoma comum de gripe aviária entre trabalhadores rurais infectados, disse o relatório.
Paul Offit, diretor do Centro de Educação sobre Vacinas do Hospital Infantil da Filadélfia, disse que a falta de informações sobre a prevalência de casos humanos é frustrante.
“Precisamos de uma vigilância muito mais rigorosa”, disse ele. “Precisamos continuar a olhar, especialmente na indústria avícola e de laticínios.”
Gripe aviária pode estar mais disseminada
As descobertas sugerem que pode haver gado leiteiro infectado em mais estados do que se sabe atualmente, disse o estudo.
A gripe aviária infectou quase 1.000 rebanhos leiteiros em 16 estados, mais recentemente Califórnia e Nevada, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA. A agência disse em 5 de fevereiro que havia detectado uma segunda cepa de gripe aviária entre rebanhos leiteiros em Nevada.
Desde dezembro, o Departamento de Agricultura dos EUA tem intensificado a implementação de um programa nacional obrigatório de testes de leite para detectar a gripe aviária.
Enquanto isso, durante meses, especialistas em saúde humana e animal têm alertado sobre a subnotificação de casos da doença. Porém, em alguns casos, fazendeiros e trabalhadores têm resistido aos testes.
Por um lado, os fazendeiros temem a perda de renda caso seus rebanhos leiteiros sejam colocados em quarentena após um resultado positivo. Por outro lado, os trabalhadores se preocupam com a perda de pagamento devido ao isolamento obrigatório e às faltas ao trabalho.
Fonte: Leah Douglas, Tom Polansek, Susan Heavey, Chris Reese, Bill Berkrot e Aurora Ellis | Noticias Agrícolas