Imagen: Pixabay
O braço de inteligência do Ministério da Defesa ucraniano disse que navios russos transportando grãos ucranianos roubados haviam chegado ao Mar Mediterrâneo e provavelmente estariam indo para a Síria, informou a Fortune.
“De lá, os grãos podem ser fornecidos para outros países do Oriente Médio”, disse o ministério. O relatório de 12 de maio seguiu provas anedóticas das Nações Unidas (ONU) na semana anterior de que as tropas russas estavam apreendendo grãos ucranianos, incluindo trigo, cevada e centeio. Confirmando as alegações da ONU, oficiais ucranianos disseram que o exército russo estava “roubando seus grãos em massa” de agricultores em território ocupado pela Rússia, escreveu Fortune.
Na época do relatório, um navio russo carregando grãos ucranianos estava alegadamente no Mediterrâneo, procurando vender suas mercadorias a quem oferecesse a maior oferta.
Em 10 de maio, a empresa de dados e imagens de satélite Planet Labs captou fotografias do navio graneleiro de bandeira russa Matros Pozynich atracando em Latakia, a principal cidade portuária da Síria. Após análise da Associated Press (AP), as imagens de satélite verificaram que o navio nas fotografias compartilhou características com o Matros Pozynich, informou o relatório.
O navio transporta 27.000 toneladas de grãos, de acordo com o local de rastreamento marítimo FleetMon, e deixou o porto na península da Crimeia, administrada pela Rússia, no final de abril.
Originalmente dirigindo-se para o porto de Alexandria, Egito, segundo a FleetMon, o Matros Pozynich mudou de rumo para a Síria após um pedido feito ao Egito por funcionários ucranianos para que o país não aceitasse o navio e sua carga roubada. Em uma reportagem anterior do Wall Street Journal, dois navios russos transportando trigo ucraniano roubado foram alegadamente afastados dos portos egípcios, disse ao jornal um funcionário ucraniano estacionado no Egito.
Enquanto isso, altos estoques e uma severa escassez de opções tradicionais de armazenamento estavam forçando os produtores de grãos ucranianos a procurar alternativas antes da campanha de comercialização, o AgriCensus relatou fontes de mercado como dizendo.
{módulo Formulario RD}
Com base em informações sobre a capacidade de armazenamento em oito regiões do país, a Ucrânia poderia enfrentar um déficit de armazenamento de até 20 milhões de toneladas devido a danos à rede de silos domésticos devido à guerra que começou no final de fevereiro ou que agora estão sob controle russo, de acordo com o relatório de 19 de maio.
A capacidade total de armazenamento doméstico antes da guerra foi estimada em 57-60M toneladas, de acordo com os observadores do mercado.
Houve uma transferência significativa de estoques da campanha de comercialização de 2021/22 após a safra recorde da Ucrânia. Entretanto, problemas logísticos impediram a exportação deste material, disse o relatório, e, além disso, uma safra decente foi prevista para este ano.
Devido à situação, os produtores ucranianos têm se voltado para métodos de armazenamento não tradicionais em silos interiores, incluindo o uso de sacos de silos. Este método de armazenamento foi usado na Ucrânia em pequena escala antes do início da guerra, escreveu o AgriCensus, mas a demanda por ele havia aumentado recentemente devido à falta de espaço de armazenamento disponível.
Traducido con la versión gratuita del traductor: www.DeepL.com/Translator