Industria del biodiesel crece y mitiga caída del PBI de la cadena

Indústria de biodiesel cresce e ameniza queda do PIB da cadeia
Imagen: Pixabay

O PIB da cadeia produtiva da soja e do biodiesel no Brasil deve registrar uma queda de 5,77% em 2024, totalizando R$ 521,3 bilhões. Esta redução ocorre após uma alta de 22% em 2023 e está associada principalmente à quebra da safra de soja e seus efeitos negativos nos agrosserviços. Os dados são de um levantamento realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), com base em informações coletadas até o segundo trimestre deste ano.

Desempenho industrial em destaque

Os números, além disso, também indicam que o desempenho positivo esperado para a indústria, especialmente para o segmento de biodiesel, poderá, portanto, minimizar a queda do PIB da cadeia produtiva. Como resultado, a indústria de biodiesel deve crescer 26,92%, trazendo assim um alívio parcial para o setor.

Impacto no agronegócio nacional e na economia brasileira

Embora apresente uma redução, o PIB da cadeia de soja e biodiesel em 2024 ainda deverá se manter acima dos níveis pré-pandemia, representando 20,8% do PIB do agronegócio nacional e 4,5% da economia brasileira como um todo.

Pressão nos preços e renda real

Os preços permaneceram desfavoráveis em comparação com 2023, mas apresentaram melhora no segundo trimestre. A estimativa é de uma queda de 17,1% nos preços relativos, resultando em uma redução de 21,88% na renda real.

Mercado de trabalho

De acordo com a estimativa para o segundo trimestre de 2024, o número de pessoas ocupadas (PO) na cadeia de soja e biodiesel manteve uma tendência de queda em relação a 2023, totalizando 2,24 milhões de trabalhadores — uma redução de 4% em relação ao segundo trimestre do ano anterior.

Essa diminuição impactou as participações da cadeia produtiva na PO do agronegócio (9,51%) e na economia brasileira (2,23%). As quedas foram mais acentuadas nos segmentos de soja (-6,13%) e agrosserviços (-4,78%). Em contraste, o segmento de insumos registrou crescimento (1,92%), assim como a agroindústria, com um aumento de 17,06% na quantidade de pessoas ocupadas.

Comércio exterior

No segundo trimestre de 2024, as exportações da cadeia de soja e biodiesel — incluindo soja in natura, farelo de soja, óleo de soja, glicerol, biodiesel e proteína de soja — totalizaram 48,98 milhões de toneladas, representando uma queda de 3,71% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O valor exportado também diminuiu 20,87%, somando US$ 24,24 bilhões, reflexo de uma desaceleração impulsionada pela queda de preços internacionais, menor produção de soja no Brasil e aumento da demanda doméstica.

Mercados de destino

No segundo trimestre de 2024, o volume exportado apresentou crescimento em alguns mercados-chave em comparação ao mesmo período de 2023. Houve um aumento de 2,88% nas exportações para a China e de 8,56% para o Leste Asiático. O Oriente Médio também registrou crescimento significativo, com uma alta de 18,10%. Já para a África, o aumento no volume exportado foi de 23,17%. Esses destinos em conjunto representaram 75% das exportações brasileiras da cadeia de soja e biodiesel no período.

Por outro lado, as exportações para a União Europeia caíram 3,26%. O Sudeste Asiático registrou uma redução de 9,89% e a América do Norte teve uma queda significativa de 37,27%. Juntas, essas regiões representaram 20,54% do volume total exportado. Houve também uma redução de 54,60% nas exportações para “Outros” destinos, indicando uma menor diversificação nos mercados externos.

Fonte: Cepea/Esalq | Agroenlace

Facebook
gorjeo
LinkedIn

Aboissa apoya

Manténgase al tanto de las noticias
Es mejores oportunidades del
agronegocios – ¡regístrate ahora!

Asia

Arabia Saudita

bangladesh

Porcelana

Corea del Sur

Emiratos Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

India

Indonesia

Irak

Jordán

Líbano

Malasia

Omán

Katar

Singapur

Turquía

Vietnam

America

Argentina

Bolivia

Brasil

Canadá

Chile

Colombia

Costa Rica

Cuba

Ecuador

Estados Unidos

Guatemala

islas vírgenes británicas

México

Nicaragua

Panamá

Paraguay

Perú

República Dominicana

Surinam

Uruguay

Venezuela

África

Sudáfrica

Angola

Argelia

Camerún

Costa de Marfil

Egipto

Ghana

Islas Mauricio

Liberia

Marruecos

Nigeria

Kenia

Senegal

Sierra Leona

Sudán

Ir

Túnez

Europa

Albania

Alemania

Bélgica

Bulgaria

Chipre

España

Estonia

Finlandia

Francia

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituania

Polonia

Portugal

Rumania

Rusia

Serbia

Suecia

Suiza

Turquía

Ucrania

Oceanía

Australia

Nueva Zelanda

¡Solicitar presupuesto!

Complete el formulario y obtenga soporte para las necesidades de su negocio.
Nuestros expertos están listos para ofrecer soluciones personalizadas.

*Actualmente no trabajamos con intermediarios.

Al facilitar mis datos, acepto las Política de privacidad.