Massa de ar frio e calor intenso marcam o clima no Brasil

Massa de ar frio e calor intenso marcam o clima no Brasil
Imagen: Pixabay

Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, a massa de ar frio está avançando pela região Sul do Brasil. Ao mesmo tempo, o calor intenso continua a atuar no Centro-Norte do país, promovendo temperaturas acima dos 37°C em pleno inverno, acompanhadas por índices de umidade relativa do ar extremamente baixos.

Massa de ar frio no Sul

A previsão indica que a massa de ar frio segue na retaguarda das instabilidades da frente fria, que hoje começam a se deslocar em direção ao oceano, mantendo grande nebulosidade no leste de Santa Catarina, leste do Paraná, litoral e sul de São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda há possibilidade de pancadas isoladas de chuva no leste de Santa Catarina, mas as chuvas mais volumosas, com volumes entre 7 e 15 mm, devem ocorrer no leste do Paraná, litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o deslocamento das instabilidades, a massa de ar frio adentra o Sul do Brasil. O amanhecer de hoje apresentou temperaturas típicas de inverno, com alguns pontos registrando marcas negativas. Mesmo com a presença do sol durante a tarde, as temperaturas máximas devem variar entre 12°C e 15°C no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Nas regiões de serra e sul do Rio Grande do Sul, esses valores serão ainda menores.

Rodrigues destaca que, embora a massa de ar frio seja relativamente intensa, está dentro do esperado para o inverno. O centro desse ar polar deve se concentrar entre a Argentina e o Uruguai. A tendência é que, a partir de amanhã, as temperaturas comecem a subir gradativamente, com projeções indicando um final de semana com temperaturas elevadas na região Sul.

Calor no Centro-Norte

No Centro-Norte do Brasil, o calor intenso continua a predominar. Além disso, áreas desde o noroeste de SP, MS até o norte do PI, CE, RN, e norte do AM e Amapá registram temperaturas elevadas. Portanto, os termômetros devem registrar 32°C a 38°C em regiões do Tocantins, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Piauí e Maranhão nesta terça-feira.

Por outro lado, a grande amplitude térmica no MT também é um destaque, onde as temperaturas podem variar de 13°C a 15°C e ultrapassar os 35°C à tarde. Os baixos índices de umidade relativa do ar, na casa dos 15% a 20%, agravam a situação. Isto aumentou os riscos de incêndios, especialmente para agricultores que estão avançando nas operações de colheita, como algodão e milho de segunda safra.

Projeção de chuvas

No médio prazo, há uma sinalização de chuvas no interior do Brasil no início da segunda quinzena de agosto. No entanto, Gabriel Rodrigues ressalta que ainda estamos distantes dessa projeção e o cenário pode mudar significativamente. 

Fuente: Aline Merladete | Agroenlace

Facebook
gorjeo
LinkedIn

Aboissa apoya

Manténgase al tanto de las noticias
Es mejores oportunidades del
agronegocios – ¡regístrate ahora!

Asia

Arabia Saudita

bangladesh

Porcelana

Corea del Sur

Emiratos Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

India

Indonesia

Irak

Jordán

Líbano

Malasia

Omán

Katar

Singapur

Turquía

Vietnam

America

Argentina

Bolivia

Brasil

Canadá

Chile

Colombia

Costa Rica

Cuba

Ecuador

Estados Unidos

Guatemala

islas vírgenes británicas

México

Nicaragua

Panamá

Paraguay

Perú

República Dominicana

Surinam

Uruguay

Venezuela

África

Sudáfrica

Angola

Argelia

Camerún

Costa de Marfil

Egipto

Ghana

Islas Mauricio

Liberia

Marruecos

Nigeria

Kenia

Senegal

Sierra Leona

Sudán

Ir

Túnez

Europa

Albania

Alemania

Bélgica

Bulgaria

Chipre

España

Estonia

Finlandia

Francia

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituania

Polonia

Portugal

Rumania

Rusia

Serbia

Suecia

Suiza

Turquía

Ucrania

Oceanía

Australia

Nueva Zelanda

¡Solicitar presupuesto!

Complete el formulario y obtenga soporte para las necesidades de su negocio.
Nuestros expertos están listos para ofrecer soluciones personalizadas.

*Actualmente no trabajamos con intermediarios.

Al facilitar mis datos, acepto las Política de privacidad.