Recuperação da produção de óleo de palma da Indonésia em 2025

Recuperação da produção de óleo de palma da Indonésia em 2025
Image: Pixabay

The production of Palm oil da Indonésia deve se recuperar em 2025, após uma queda esperada para este ano. No entanto, os preços deverão permanecer elevados devido à expansão planejada do mandato de biodiesel do país, afirmam analistas do setor.

O preço de referência do óleo de palma na Malásia já subiu mais de 35% em 2024. Esse aumento foi impulsionado pela produção lenta e pelo plano da Indonésia de aumentar a mistura doméstica obrigatória de biodiesel para 40% em janeiro, comparado aos atuais 35%. Com essa mudança, o país visa reduzir as importações de combustível.

Por outro lado, espera-se que a produção de óleo de palma da Indonésia, o maior produtor mundial, se recupere em 1,5 milhão de toneladas no próximo ano. Em 2024, no entanto, estima-se que tenha ocorrido uma queda de pouco mais de 1 milhão de toneladas. Essa previsão foi feita por Julian McGill, diretor-gerente da Glenauk Economics, durante a Conferência de Óleo de Palma da Indonésia, realizada nesta sexta-feira.

Além disso, Thomas Mielke, diretor da empresa de pesquisa Oil World, sediada em Hamburgo, estima que a produção de óleo de palma da Indonésia aumente em até 2 milhões de toneladas no próximo ano. Conforme Mielke aponta, essa recuperação deve ocorrer após uma queda de 2,5 milhões de toneladas em 2024.

Entretanto, apesar das previsões de recuperação da produção indonésia, a oferta de outros óleos vegetais está diminuindo.

Já na Malásia, a produção de óleo de palma deverá cair ligeiramente em 2025, seguindo um aumento estimado de 1 milhão de toneladas em 2024.

“Precisamos de uma recuperação da palma em 2025, pois as exportações combinadas de óleos de soja, girassol e colza estão diminuindo”, comentou Mielke.

Aumento “assustador” dos preços

Mielke descreveu o aumento dos preços do óleo de palma nas últimas sete semanas como “assustador” para os compradores. Ele projeta um aumento de 10% a 15% entre janeiro e março, caso a Indonésia implemente a política B40.

A Associação de Óleo de Palma da Indonésia destacou a necessidade de matéria-prima adicional de cerca de 3 milhões de toneladas para cumprir o mandato B40, o que poderá reduzir a oferta destinada à exportação.

O prêmio atual do óleo de palma já tem feito com que o produto perca participação no mercado em relação a outros óleos vegetais, acrescentou Mielke.

Os preços do óleo de palma da Malásia são projetados entre 950 e 1.050 dólares por tonelada em 2025, segundo estimativas de McGill, da Glenauk.

Na última sexta-feira, o óleo de palma da Malásia atingiu 5.104 ringgit (1.165,30 dólares), o maior valor desde meados de 2022.

“O sentimento atual é altamente otimista, mas precisamos ter cautela”, afirmou Dorab Mistry, diretor da empresa indiana de bens de consumo Godrej International.

Source: Bernadette Christina Munthe and Fransiska Nangoy | Notícias Agrícolas

Facebook
twitter
LinkedIn

Aboissa supports

Stay up to date with news
and the best opportunities in
agribusiness – sign up now!

Asia

Saudi Arabia

Bangladesh

China

South Korea

United Arab Emirates

Philippines

Hong Kong

India

Indonesia

Iraq

Jordan

Lebanon

Malaysia

Oman

qatar

singapore

Türkiye

Vietnam

America

Argentina

Bolivia

Brazil

Canada

Chile

Colombia

Costa Rica

Cuba

Ecuador

U.S

Guatemala

british virgin islands

Mexico

Nicaragua

Panama

Paraguay

Peru

Dominican Republic

Suriname

Uruguay

Venezuela

Africa

South Africa

Angola

Algeria

Cameroon

Costa do Marfim

Egypt

Ghana

Mauricio Islands

Liberia

Morocco

Nigeria

Kenya

Senegal

Sierra Leone

Sudan

Togo

Tunisia

Europe

Albania

Germany

Belgium

Bulgaria

Cyprus

Spain

Estonia

Finland

France

England

Ireland

Italy

Lithuania

Poland

Portugal

Romania

Russia

Serbia

Sweden

Switzerland

Türkiye

Ukraine

Oceania

Australia

New Zealand

Request a quote!

Fill out the form and get support for your business needs.
Our experts are ready to offer customized solutions.

*We are currently not working with intermediaries.

By providing my data, I agree with the Privacy Policy.