Óleo de palma perde para óleos suaves na Índia pela 1ª vez

Óleo de palma perde para óleos suaves na Índia pela 1ª vez
Image: Pixabay

A participação do óleo de palma nas importações anuais de óleo comestível da Índia deve cair abaixo dos óleos suaves pela primeira vez, já que seu prêmio crescente sobre o óleo de soja e o óleo de girassol está levando as refinarias a buscar alternativas mais acessíveis, disse o chefe de um órgão do setor.

As menores importações de óleo de palma pela Índia, o maior comprador mundial de óleos vegetais, podem pesar nos preços de referência do óleo de palma da Malásia e dar suporte aos futuros do óleo de soja dos EUA.

“O óleo de palma está ficando caro devido a problemas de fornecimento”, disse Sanjeev Asthana, presidente da Solvent Extractors’ Association of India (SEA). “Por isso, os compradores estão naturalmente mudando para óleo de soja e óleo de girassol”, acrescentou ele em entrevista à Reuters.

As importações de óleo de palma do país no ano comercial de 2024/25, que termina em outubro de 2025, podem cair para até 7,5 milhões de toneladas métricas. Esse será o menor nível em cinco anos. A informação foi dada por Asthana, que também é CEO da Patanjali Foods Ltd (PAFO.NS).

Queda na participação do óleo de palma

O óleo de palma está perdendo participação de mercado para óleos suaves, que devem representar um volume um pouco maior de importações, disse ele.

O óleo de palma foi responsável por 56% das importações totais de óleo comestível da Índia no último ano de comercialização, mas nos primeiros três meses do ano atual sua participação caiu para 43%, mostraram os dados da SEA.

Impacto nos preços e projeções de importação

Nos últimos meses, os traders têm negociado o óleo de palma com um prêmio em relação aos óleos rivais. Isso ocorre porque enchentes afetaram o fornecimento dos principais produtores, Indonésia e Malásia. Ao mesmo tempo, Jacarta também se mobilizou para aumentar o uso do óleo tropical no biodiesel.

Asthana disse que o prêmio atual do óleo de palma não é sustentável. Quando o produto começar a ser negociado com desconto, provavelmente dentro de dois meses, os compradores indianos aumentarão suas importações.

As importações de óleo de soja no ano atual podem aumentar entre 1 milhão e 1,5 milhão de toneladas. No ano passado, esse volume foi de 3,4 milhões de toneladas. Já as importações de óleo de girassol podem ter um leve crescimento. No ano passado, o volume atingiu um nível recorde de 3,5 milhões de toneladas, disse ele.

A Índia atende quase dois terços de sua demanda por óleo vegetal por meio de fornecimento estrangeiro. Ela compra óleo de palma da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto o óleo de soja e o óleo de sol vêm da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

A disponibilidade de óleos locais está aumentando. Esse crescimento ajudará a suprir a demanda crescente no país. Com isso, as importações totais de óleo comestível deverão se manter estáveis em cerca de 16 milhões de toneladas este ano, disse Asthana.

Fonte: Rajendra Jadhav, Ashley Tang e Jamie Freed | Notícias Agrícolas

Facebook
twitter
LinkedIn

Aboissa supports

Stay up to date with news
and the best opportunities in
agribusiness – sign up now!

Asia

Saudi Arabia

Bangladesh

China

South Korea

United Arab Emirates

Philippines

Hong Kong

India

Indonesia

Iraq

Jordan

Lebanon

Malaysia

Oman

qatar

singapore

Türkiye

Vietnam

America

Argentina

Bolivia

Brazil

Canada

Chile

Colombia

Costa Rica

Cuba

Ecuador

U.S

Guatemala

british virgin islands

Mexico

Nicaragua

Panama

Paraguay

Peru

Dominican Republic

Suriname

Uruguay

Venezuela

Africa

South Africa

Angola

Algeria

Cameroon

Costa do Marfim

Egypt

Ghana

Mauricio Islands

Liberia

Morocco

Nigeria

Kenya

Senegal

Sierra Leone

Sudan

Togo

Tunisia

Europe

Albania

Germany

Belgium

Bulgaria

Cyprus

Spain

Estonia

Finland

France

England

Ireland

Italy

Lithuania

Poland

Portugal

Romania

Russia

Serbia

Sweden

Switzerland

Türkiye

Ukraine

Oceania

Australia

New Zealand

Request a quote!

Fill out the form and get support for your business needs.
Our experts are ready to offer customized solutions.

*We are currently not working with intermediaries.

By providing my data, I agree with the Privacy Policy.