Cold air mass and intense heat mark the climate in Brazil

Massa de ar frio e calor intenso marcam o clima no Brasil
Image: Pixabay

Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, a massa de ar frio está avançando pela região Sul do Brasil. Ao mesmo tempo, o calor intenso continua a atuar no Centro-Norte do país, promovendo temperaturas acima dos 37°C em pleno inverno, acompanhadas por índices de umidade relativa do ar extremamente baixos.

Massa de ar frio no Sul

A previsão indica que a massa de ar frio segue na retaguarda das instabilidades da frente fria, que hoje começam a se deslocar em direção ao oceano, mantendo grande nebulosidade no leste de Santa Catarina, leste do Paraná, litoral e sul de São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda há possibilidade de pancadas isoladas de chuva no leste de Santa Catarina, mas as chuvas mais volumosas, com volumes entre 7 e 15 mm, devem ocorrer no leste do Paraná, litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o deslocamento das instabilidades, a massa de ar frio adentra o Sul do Brasil. O amanhecer de hoje apresentou temperaturas típicas de inverno, com alguns pontos registrando marcas negativas. Mesmo com a presença do sol durante a tarde, as temperaturas máximas devem variar entre 12°C e 15°C no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Nas regiões de serra e sul do Rio Grande do Sul, esses valores serão ainda menores.

Rodrigues destaca que, embora a massa de ar frio seja relativamente intensa, está dentro do esperado para o inverno. O centro desse ar polar deve se concentrar entre a Argentina e o Uruguai. A tendência é que, a partir de amanhã, as temperaturas comecem a subir gradativamente, com projeções indicando um final de semana com temperaturas elevadas na região Sul.

Calor no Centro-Norte

No Centro-Norte do Brasil, o calor intenso continua a predominar. Além disso, áreas desde o noroeste de SP, MS até o norte do PI, CE, RN, e norte do AM e Amapá registram temperaturas elevadas. Portanto, os termômetros devem registrar 32°C a 38°C em regiões do Tocantins, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Piauí e Maranhão nesta terça-feira.

Por outro lado, a grande amplitude térmica no MT também é um destaque, onde as temperaturas podem variar de 13°C a 15°C e ultrapassar os 35°C à tarde. Os baixos índices de umidade relativa do ar, na casa dos 15% a 20%, agravam a situação. Isto aumentou os riscos de incêndios, especialmente para agricultores que estão avançando nas operações de colheita, como algodão e milho de segunda safra.

Projeção de chuvas

No médio prazo, há uma sinalização de chuvas no interior do Brasil no início da segunda quinzena de agosto. No entanto, Gabriel Rodrigues ressalta que ainda estamos distantes dessa projeção e o cenário pode mudar significativamente. 

Source: Aline Merladete | agrolink

Facebook
twitter
LinkedIn

Aboissa supports

Stay up to date with news
and the best opportunities in
agribusiness – sign up now!

Asia

Saudi Arabia

Bangladesh

China

South Korea

United Arab Emirates

Philippines

Hong Kong

India

Indonesia

Iraq

Jordan

Lebanon

Malaysia

Oman

qatar

singapore

Türkiye

Vietnam

America

Argentina

Bolivia

Brazil

Canada

Chile

Colombia

Costa Rica

Cuba

Ecuador

U.S

Guatemala

british virgin islands

Mexico

Nicaragua

Panama

Paraguay

Peru

Dominican Republic

Suriname

Uruguay

Venezuela

Africa

South Africa

Angola

Algeria

Cameroon

Costa do Marfim

Egypt

Ghana

Mauricio Islands

Liberia

Morocco

Nigeria

Kenya

Senegal

Sierra Leone

Sudan

Togo

Tunisia

Europe

Albania

Germany

Belgium

Bulgaria

Cyprus

Spain

Estonia

Finland

France

England

Ireland

Italy

Lithuania

Poland

Portugal

Romania

Russia

Serbia

Sweden

Switzerland

Türkiye

Ukraine

Oceania

Australia

New Zealand

Request a quote!

Fill out the form and get support for your business needs.
Our experts are ready to offer customized solutions.

*We are currently not working with intermediaries.

By providing my data, I agree with the Privacy Policy.