Indonesian palm oil exports fall

Exportações de óleo de palma da Indonésia caem
Image: Pixabay

As exportações de óleo de palma da Indonésia, maior produtora mundial do óleo tropical, devem diminuir em 2024. O principal motivo é o aumento do consumo doméstico após a elevação do mandato de mistura de biodiesel, juntamente com uma leve queda na produção, de acordo com um representante da indústria entrevistado pela Reuters nesta quinta-feira.

A produção reduzida limitará as exportações e pode influenciar positivamente os preços de referência na Malásia, outro grande mercado do óleo de palma.

Segundo Fadhil Hasan, chefe da divisão de comércio e promoção da Associação Indonésia de Óleo de Palma (GAPKI), as exportações do país podem sofrer uma queda de 2 milhões de toneladas, totalizando 30,2 milhões de toneladas em 2024, em comparação ao ano anterior. Essas informações foram compartilhadas durante a conferência Globoil em Mumbai.

No primeiro semestre de 2024, as exportações já caíram 7,6%, atingindo 15,06 milhões de toneladas, disse Hasan. Além disso, a produção de óleo de palma também deve cair 1 milhão de toneladas, totalizando 53,8 milhões de toneladas, resultado das condições climáticas secas do ano anterior, que impactaram negativamente a produtividade.

Queda na produção e aumento do consumo de óleo de palma impulsionado pelo programa de biodiesel

“Houve pouca melhora na produtividade este ano, além de não ter havido expansão de área. Portanto, prevemos uma queda de 1 milhão de toneladas na produção”, afirmou Hasan. No primeiro semestre, a produção foi de 26,2 milhões de toneladas, contra 27,3 milhões no mesmo período de 2023, segundo a GAPKI.

Mesmo que a produção no segundo semestre se mantenha estável em relação ao ano passado, é provável que o total anual seja inferior ao registrado anteriormente, segundo Hasan.

A Indonésia, por sua vez, elevou a mistura de óleo de palma no biodiesel para 35% em 2023. Implementando a medida nacionalmente desde 1º de agosto. Como resultado, o consumo de óleo de palma deve atingir 24,2 milhões de toneladas em 2024, em comparação com 23,2 milhões no ano passado.

Além disso, o Ministério da Energia da Indonésia planeja aumentar a mistura para 40% em janeiro de 2025. Isto, visando reduzir importações de combustíveis fósseis e emissões de carbono.

Esse aumento no consumo doméstico deverá reduzir o excedente disponível para exportações, o que, por sua vez, auxiliará o governo indonésio a financiar seu programa de biodiesel, disse Hasan. Ele também alertou que “o governo deve considerar cuidadosamente as tendências de produção e exportação antes de aumentar ainda mais o mandato de mistura, pois as exportações são uma fonte crucial de receita para sustentar o programa de biodiesel.

Source: Rajendra Jadhav | Notícias Agrícolas

Facebook
twitter
LinkedIn

Aboissa supports

Stay up to date with news
and the best opportunities in
agribusiness – sign up now!

Asia

Saudi Arabia

Bangladesh

China

South Korea

United Arab Emirates

Philippines

Hong Kong

India

Indonesia

Iraq

Jordan

Lebanon

Malaysia

Oman

qatar

singapore

Türkiye

Vietnam

America

Argentina

Bolivia

Brazil

Canada

Chile

Colombia

Costa Rica

Cuba

Ecuador

U.S

Guatemala

british virgin islands

Mexico

Nicaragua

Panama

Paraguay

Peru

Dominican Republic

Suriname

Uruguay

Venezuela

Africa

South Africa

Angola

Algeria

Cameroon

Costa do Marfim

Egypt

Ghana

Mauricio Islands

Liberia

Morocco

Nigeria

Kenya

Senegal

Sierra Leone

Sudan

Togo

Tunisia

Europe

Albania

Germany

Belgium

Bulgaria

Cyprus

Spain

Estonia

Finland

France

England

Ireland

Italy

Lithuania

Poland

Portugal

Romania

Russia

Serbia

Sweden

Switzerland

Türkiye

Ukraine

Oceania

Australia

New Zealand

Request a quote!

Fill out the form and get support for your business needs.
Our experts are ready to offer customized solutions.

*We are currently not working with intermediaries.

By providing my data, I agree with the Privacy Policy.