Extratropical cyclone brings strong winds and hail to the South

Ciclone extratropical traz ventos fortes e granizo ao Sul
Image: Pixabay

De acordo com o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, a semana promete ser movimentada no cenário climático, com chuvas intensas previstas para o Brasil Central e a formação de um ciclone extratropical na Região Sul. A previsão traz boas notícias para a semeadura da soja, embora haja alertas para o risco de tempestades severas no Sul do país.

No Brasil Central, as chuvas seguem o padrão de pancadas isoladas, mas com volumes importantes para o solo. “Essas precipitações são fundamentais para o avanço da safra 2024/25 de soy, repondo a umidade necessária para o desenvolvimento inicial das lavouras”, explicou Rodrigues. Estados como Mato Grosso, Goiás e o Triângulo Mineiro devem se beneficiar diretamente desse cenário.

Além disso, os acumulados de chuva podem superar os 120 mm ao longo da semana em áreas do sul de Goiás, norte de São Paulo e Triângulo Mineiro. Regiões como Paraná, Mato Grosso do Sul e Bahia também poderão registrar volumes significativos, com valores próximos a 100 mm, embora com distribuição irregular. “Mesmo com essas chuvas, é difícil apontar volumes exatos em localidades específicas. Estamos lidando com precipitações irregulares, o que é comum nesta época do ano”, reforçou o meteorologista.

Ciclone extratropical ameaça o Sul com ventos e granizo

Enquanto isso, a Região Sul enfrentará condições climáticas mais severas devido à formação de um ciclone extratropical, que deve se intensificar entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai até quinta-feira. A previsão indica ventos de 60 a 90 km/h, além de possíveis tempestades acompanhadas de granizo, especialmente no sul do Rio Grande do Sul.

O ciclone também poderá afetar áreas costeiras do Sudeste, com rajadas de vento que podem alcançar até a Bahia. Esse cenário pode impactar negativamente culturas sensíveis, como trigo e hortaliças. Essas culturas estão em fase final de produção no Sul, o que aumenta o risco de prejuízos.

Além das chuvas volumosas, a passagem do ciclone deve provocar uma queda nas temperaturas no fim de semana, afetando principalmente a Região Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. “Com a chegada desse ar frio, algumas regiões poderão registrar temperaturas abaixo dos 10°C, o que pode impactar pastagens e culturas de ciclo curto”, alertou Rodrigues.

Source: Aline Merladete | agrolink

Facebook
twitter
LinkedIn

Aboissa supports

Stay up to date with news
and the best opportunities in
agribusiness – sign up now!

Asia

Saudi Arabia

Bangladesh

China

South Korea

United Arab Emirates

Philippines

Hong Kong

India

Indonesia

Iraq

Jordan

Lebanon

Malaysia

Oman

qatar

singapore

Türkiye

Vietnam

America

Argentina

Bolivia

Brazil

Canada

Chile

Colombia

Costa Rica

Cuba

Ecuador

U.S

Guatemala

british virgin islands

Mexico

Nicaragua

Panama

Paraguay

Peru

Dominican Republic

Suriname

Uruguay

Venezuela

Africa

South Africa

Angola

Algeria

Cameroon

Costa do Marfim

Egypt

Ghana

Mauricio Islands

Liberia

Morocco

Nigeria

Kenya

Senegal

Sierra Leone

Sudan

Togo

Tunisia

Europe

Albania

Germany

Belgium

Bulgaria

Cyprus

Spain

Estonia

Finland

France

England

Ireland

Italy

Lithuania

Poland

Portugal

Romania

Russia

Serbia

Sweden

Switzerland

Türkiye

Ukraine

Oceania

Australia

New Zealand

Request a quote!

Fill out the form and get support for your business needs.
Our experts are ready to offer customized solutions.

*We are currently not working with intermediaries.

By providing my data, I agree with the Privacy Policy.