A produção de sementes de canola and sunflower na União Europeia deve se recuperar significativamente em 2025, após enfrentar condições climáticas adversas que reduziram as safras deste ano, informou a consultoria Strategie Grains nesta sexta-feira.
Nas primeiras projeções para a produção de sementes oleaginosas no próximo ano, a consultoria estimou que a colheita de canola na UE alcançará 18,7 milhões de toneladas métricas, um aumento de 12% em relação à mínima de quatro anos, de 16,7 milhões de toneladas, registrada em 2024.
Para a produção de girassol, a previsão é ainda mais otimista, com uma produção esperada de 10,5 milhões de toneladas em 2025, um salto de 25% comparado à mínima de nove anos, de 8,4 milhões de toneladas, projetada para 2024.
Clima prejudicou safras em 2024
A safra de canola deste ano, por exemplo, foi prejudicada por chuvas fortes recorrentes na Europa Ocidental. Por outro lado, a colheita de girassol enfrentou condições climáticas extremas no sudeste da Europa. Entre os principais desafios, destacam-se a seca severa, as ondas de calor e as chuvas torrenciais.
Para a próxima safra de canola, as condições de semeadura ainda são um desafio. A Strategie Grains afirmou que o excesso ou a falta de chuva em regiões produtoras prejudicou o plantio. No entanto, a consultoria destacou que as condições de plantio melhoraram em relação ao ano passado.
Perspectivas para 2025
A consultoria destacou que espera colheitas maiores de canola em países como Romênia, França, Alemanha e os Estados Bálticos. Além disso, a consultoria já previa um aumento de 4% na área semeada com canola, o que indica maior investimento dos agricultores.
Quanto ao girassol, a Strategie Grains projeta também uma expansão da área plantada. Os altos preços, impulsionados pelas safras ruins deste ano na Europa e na região do Mar Negro, devem atrair mais agricultores para o cultivo.
Source: Gus Trompiz | Notícias Agrícolas