Fuel of the Future: Brazil advances in the energy transition

Combustível do Futuro: Brasil avança na transição energética
Image: Canva

A Lei do Combustível do Futuro, sancionada pela Presidência da República em 8 de outubro, é considerada por especialistas uma das políticas de Estado mais avançadas no mundo, inserida no contexto da transição energética. A nova legislação fortalece a posição de destaque do Brasil na bioeconomia e na descarbonização do setor de transportes e mobilidade urbana, com potencial de atrair investimentos de R$ 260 bilhões e evitar a emissão de 705 milhões de toneladas de CO2 até 2037, conforme dados do Ministério de Minas e Energia (MME).

Cerimônia de sanção e o papel da NovaBio no setor de energias renováveis

Durante a cerimônia realizada em Brasília, os executivos da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), que representa 35 usinas de cana em 11 estados do Norte e Nordeste, reforçaram o papel de liderança do Brasil na produção e uso de energias renováveis. O presidente-executivo da NovaBio, Renato Cunha, destacou que, com a nova lei, o Combustível do Futuro alinha os interesses do setor público e privado com as demandas de desenvolvimento sustentável do país.

Além disso, Cunha ressaltou que “há uma gama de inovações tecnológicas que agora contarão com um marco regulatório estruturado para o médio e longo prazo, alavancando investimentos com maior segurança jurídica e soluções de baixa ou nenhuma emissão de carbono. “O etanol, biogás, biometano, biodiesel e combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF) estão no centro dessas inovações. Além disso, o e-metanol e o hidrogênio verde (H2V) também desempenham um papel crucial nesse processo”, explicou Cunha. Ele também preside o Sindaçúcar-PE.

Por outro lado, o presidente do Conselho Deliberativo da NovaBio, Pedro Robério de Melo Nogueira, elogiou o ágil processo de tramitação da lei no Congresso Nacional:

“As votações expressivas na Câmara e no Senado refletem o grande interesse do parlamento e da sociedade no tema. Portanto, foi uma vitória para o futuro de uma indústria brasileira sustentável”, afirmou Nogueira, que também preside o Sindaçúcar-AL.

Além disso, os executivos da NovaBio elogiaram o diálogo entre o Governo Federal e o Legislativo. O Legislativo foi representado pelo deputado Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP) e pelo senador Vespasiano Rego (MDB-PB). Da mesma forma, também destacaram o papel de lideranças do setor canavieiro, como a Bioenergia Brasil, UNICA, e a Feplana.

Por fim, empresas do setor sucroenergético, comprometidas com a nova legislação, assinaram cartas de compromisso para investir R$ 20,2 bilhões em novos negócios.

Características principais da Lei do Combustível do Futuro:

  • Etanol anidro: O percentual de etanol adicionado à gasolina será de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, o máximo é 27,5%, com mínimo de 18%.
  • Biodiesel: A mistura ao diesel fóssil será aumentada em 1 ponto percentual por ano. Saindo de 15% em março de 2025 para 20% em 2030, e chegando a 25% a partir de 2031.
  • Biogás e biometano: A partir de 2026, haverá obrigatoriedade de mistura de 1% com o gás natural, com limite máximo de 10%.
  • Combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF): A mistura começará com 1% em 2027, chegando a 10% até 2037.
  • Diesel verde: Incentivo à produção de diesel verde a partir de biomassa. A mistura mínima em relação ao diesel fóssil não poderá exceder 3%.

A nova legislação também estabelece diretrizes para captura e armazenagem de CO2, com autorização para empresas desenvolverem projetos de estocagem de carbono por 30 anos. O Brasil tem potencial para capturar 200 milhões de toneladas de CO2 por ano, considerando o nível atual de atividade econômica.

Source: Notícias Agrícolas

Facebook
twitter
LinkedIn

Aboissa supports

Stay up to date with news
and the best opportunities in
agribusiness – sign up now!

Asia

Saudi Arabia

Bangladesh

China

South Korea

United Arab Emirates

Philippines

Hong Kong

India

Indonesia

Iraq

Jordan

Lebanon

Malaysia

Oman

qatar

singapore

Türkiye

Vietnam

America

Argentina

Bolivia

Brazil

Canada

Chile

Colombia

Costa Rica

Cuba

Ecuador

U.S

Guatemala

british virgin islands

Mexico

Nicaragua

Panama

Paraguay

Peru

Dominican Republic

Suriname

Uruguay

Venezuela

Africa

South Africa

Angola

Algeria

Cameroon

Costa do Marfim

Egypt

Ghana

Mauricio Islands

Liberia

Morocco

Nigeria

Kenya

Senegal

Sierra Leone

Sudan

Togo

Tunisia

Europe

Albania

Germany

Belgium

Bulgaria

Cyprus

Spain

Estonia

Finland

France

England

Ireland

Italy

Lithuania

Poland

Portugal

Romania

Russia

Serbia

Sweden

Switzerland

Türkiye

Ukraine

Oceania

Australia

New Zealand

Request a quote!

Fill out the form and get support for your business needs.
Our experts are ready to offer customized solutions.

*We are currently not working with intermediaries.

By providing my data, I agree with the Privacy Policy.